O papel da inovação no futuro da Administração: confira a entrevista com o gerente regional do Sebrae-RS, Adm. Ciro Vives
28/06/2021

O papel da inovação no futuro da Administração: confira a entrevista com o gerente regional do Sebrae-RS, Adm. Ciro Vives

A 4ª edição do Programa Carreiras do Sebrae-RS foi patrocinada pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e debateu sobre o papel da inovação no futuro das profissões, abordando questões como o uso das tecnologias, as novas formas de liderar e a importância das conexões, da diversidade e da sustentabilidade nos ambientes inovadores. 

Em entrevista ao CRA-RS, o gerente regional do Sebrae-RS, Adm. Ciro Vives, destacou alguns assuntos discutidos na série de eventos e os principais aprendizados sobre a temática para os profissionais da Administração, ressaltando a importância da iniciativa e antecipando novos projetos da instituição voltados à capacitação profissional. 

Confira: 

Qual o balanço do Programa Carreiras em 2021? Quais debates propostos podem ser destacados? 

O Programa Carreiras teve uma ótima evolução neste ano. Além da mudança de estrutura, sendo realizado no novo teatro do Sicredi, em Pelotas, também contou com muita qualidade nos debatedores: líderes, doutores e empresários, que trouxeram toda a sua experiência para os painéis. Também serviu como uma prévia para o evento Insight Sul 2021, que o Sebrae estará realizando pela primeira vez na Região Sul junto aos parceiros do ecossistema de inovação. 

No Carreiras, todos os debates foram de grande relevância, desde a relação entre inovação, pessoas e tecnologia, passando pela liderança como diferencial para as equipes e empresas, até a temática de conexões para geração de valor.

O tema desta edição foi "O papel da inovação no futuro das profissões". Quais respostas para esse questionamento você acredita que os profissionais, principalmente da Administração, puderam obter nos eventos? 

Acredito que conseguimos trazer uma abordagem e um grau de discussão onde o tema inovação aparece em seu sentido mais básico: o de uma ideia (qualquer que seja) que gere valor e resultados para quem a tenha. Procuramos desmistificar a inovação como uma questão somente ligada à tecnologia e trazê-la para mais perto do dia a dia das pessoas. Para os profissionais da Administração, ficou a proposição de um olhar mais abrangente sobre a inovação, o quanto podem (e devem) inovar enquanto gestores para fazer a diferença em suas empresas e o quanto podem (e devem) inovar enquanto líderes para fazer a diferença para suas equipes e pessoas com quem estão se conectando. 

Na prática, muitos assuntos abordados podem servir de inspiração para os Administradores, como estar disposto a sempre aprender e evoluir, conforme o conceito do Lifelong Learning; estar aberto ao erro como forma de aprendizado; administrar pessoas em um cenário complexo e instável, de transformação digital; enfrentar os medos, tanto como líder, quanto como liderado; lidar com a diversidade de liderança, exemplo trazido pela presidente Adm. Claudia Abreu, quando abordou o tema sob a visão do CRA-RS Mulher; ampliar os conhecimentos sobre inteligência emocional e hard skills para maximizar a visão estratégica e a consequente liderança. Enfim, esses e tantos outros assuntos fizeram a diferença nesta edição, e tenho certeza que os Administradores puderam se beneficiar para construir novos conhecimentos sobre inovação, gestão e liderança.

Qual a importância de jornadas de aprendizado como o Carreiras para a formação de estudantes e para a educação continuada dos profissionais?

Penso que esse tipo de jornada propõe, de forma acessível e gratuita, uma forma de se conectar com profissionais mais experientes, que já são referências em seus mercados e trazem cases reais para que quem está começando possa seguí-los ou mesmo não incorrer nos erros já cometidos. Traz também uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre gestão e liderança nesse cenário chamado de “caórdico”, onde caos e ordem se misturam a ponto de mudar comportamentos, relações e atitudes, onde os líderes precisam fazer a diferença. Para quem está em formação, uma chance de entender e aprender sobre a realidade das empresas e sobre quem está lá dentro, de se manter em constante sintonia com o mercado através da participação e conexão com líderes. Além disso, para os profissionais mais experientes, a oportunidade de emprestar seus conhecimentos, ouvir novas visões e, principalmente, também aprender com os mais jovens - seus costumes, formas de agir e de se relacionar.  

Quais serão os próximos projetos do Sebrae-RS voltados para a capacitação profissional que podem ser relevantes para os profissionais da área da Administração?

O Sebrae está em constante criação de iniciativas que visem a ampliação de conexões profissionais, trabalhando o conceito de articulação da quádrupla hélice (Academia, setor privado, setor público e terceiro setor) como forma de transformar o conhecimento em desenvolvimento, fator ainda mais preponderante para os profissionais da Administração. 

Para isso, ainda neste ano, estaremos realizando o Insight Sul, maior evento de inovação do Estado; a Jornada Pedagógica, que visa trazer o conhecimento sobre empreendedorismo para a Academia; o UP – Unindo Perspectivas, evento realizado com a parceria de empresários e universidades do Rio Grande do Sul; e também diversos Empretecs, metodologia da ONU que o Sebrae aplica através de seminários visando despertar os comportamentos empreendedores.