O que é e como fomentar o desenvolvimento sustentável: confira o debate do CRA-RS Recebe
16/06/2021

O que é e como fomentar o desenvolvimento sustentável: confira o debate do CRA-RS Recebe

Na noite desta terça-feira, 15, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), através da sua Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (CRSS), promoveu mais uma edição do CRA-RS Recebe. O evento virtual teve como temática a economia e o desenvolvimento sustentável. 

Após a abertura, realizada pelo vice-presidente de fiscalização e registro da autarquia, Adm. Luiz Klippert, o painelista Adm. Jonas Venturini iniciou a sua fala traçando um panorama histórico dos acontecimentos que suscitaram grandes marcos, como a criação do mercado, a revolução industrial, a construção das organizações, até a globalização e a consequente conexão do mundo em tempo real. 

“O verbo do século 20 era o ter e o do século 21 é ser. Estamos em um período onde a qualidade de vida e as experiências valem mais do que longas jornadas de trabalho e bens materiais, um terreno fértil para a implementação do desenvolvimento sustentável”, explica. 

Segundo ele, esse desenvolvimento tem como base a intersecção de três hélices: o ambiental, o social e o econômico. “É preciso desenvolver economicamente, agregar socialmente e preservar ambientalmente. E quem deve fomentar esse processo de mudança são as empresas.” 

Nesse cenário, o comércio está atrelado de forma direta, pois são principalmente as indústrias que contribuem para o aumento da poluição ambiental e da redução dos recursos naturais. Assim, para “ganhar” o consumidor do século 21 é necessário gerar valor e ter propósito nos produtos, criando experiências únicas de consumo. 

Por fim, Jonas ressaltou o papel fundamental do Administrador na busca pelo desenvolvimento sustentável. “É na gestão das empresas, que ainda estão muito amarradas em um capitalismo ultrapassado, o espaço para essas discussões. Os ciclos sociais estão acontecendo cada vez mais rápido e todos nós precisamos ocupar um lugar de protagonismo na mudança social”, destacou, defendendo a importância do chamado “empoderamento do eu”. 

Após a apresentação, houve um espaço para debate e esclarecimento de dúvidas, com a mediação do Adm. Carlos Carrano, especialista em Responsabilidade Social no Instituto Unimed RS e coordenador da Câmara do CRA-RS sobre o assunto.