
Sorridente e calorosa. Foi assim que a escritora Marta Leiria recebeu a equipe do CRA-RS na última quinta-feira (21), para relatar uma história única dentro da área da Administração no Brasil. Isso porque a sua mãe, Juliana Leiria Leal, nascida em 1926, no município de São Francisco de Assis, foi a primeira Profissional de Administração registrada no sistema do país.
O orgulho como filha era visível e instantâneo a cada menção à genitora. Procuradora de justiça aposentada, Marta destacou as qualidades da mãe enquanto pessoa, que posteriormente a levaram ao caminho da Administração. Uma delas era a capacidade de ouvir os outros e de dar os melhores conselhos, o que Marta chamou de "escuta producente".
"A minha mãe era uma pessoa que apreciava demais conversar, de dar conselhos a parentes e amigos. Ela não tinha preconceitos, ouvia histórias das mais incríveis. Com certeza, esse conjunto de qualidades a levaram a essa escolha feliz da Administração, de gerenciar pessoas", contou Marta.
Quando questionada sobre as razões de Juliana ter ido atrás do registro de Administradora, ela foi enfática ao dizer que a mãe gostava de fazer o certo, e que era uma "pessoa super zelosa".
Juliana Leiria Leal, mãe de Marta Leiria, faleceu em 2019, aos 94 anos. Mas a sua contribuição para com o exercício da Profissão de Administração, assim como os conselhos dados e sua efusividade, seguirão eternos.