Orientações sobre vacina contra febre amarela
01/02/2018

Orientações sobre vacina contra febre amarela
Por meio da Câmara de Saúde, o CRA-RS orienta sobre a importância da vacina contra a febre amarela. Diante do surto da doença que atinge estados do Sudeste e Nordeste, principalmente, cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, a Câmara procurou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), que recomenda a imunização principalmente para aqueles que irão viajar para áreas de risco. 
 
Em Porto Alegre, o imunobiológico está disponível em todas as salas de vacina mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Pessoas não imunizadas que têm viagem marcada para os locais com transmissão da doença devem fazer a imunização com pelo menos dez dias de antecedência em relação à data da viagem. No site da Anvisa há informações sobre os países que exigem a vacina. O Certificado Internacional de vacinado não é exigido para viagens dentro do Brasil.
 
A vacina contra febre amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação, deve ser administrada em dose única, preferencialmente aos 9 meses de idade, até os 59 anos, 11 meses e 29 dias. Quem já foi imunizado não precisa fazer dose de reforço. Gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas devem ter orientação médica para serem vacinadas, com atestado médico indicando ou contra indicando a vacina. O formulário de contra indicação pode ser acessado no site da Anvisa.
 
Para a conselheira Adm. Marcia Brasil, é de extrema importância atentar para temas que pautam a sociedade, principalmente quando se trata de vacinação, já que é uma das maneiras mais importantes de protegermos nosso organismo.