Parques tecnológicos e a indução do desenvolvimento no ecossistema de inovação: confira o debate do CRA-RS Recebe
12/05/2021

Parques tecnológicos e a indução do desenvolvimento no ecossistema de inovação: confira o debate do CRA-RS Recebe

Qual a importância dos parques tecnológicos para dinâmicas locais e conexões internacionais? Essa foi a pergunta que norteou o evento CRA-RS Recebe na noite desta terça-feira, 11. Promovido pela Câmara Especial de Tecnologia e Inovação (CETInova) e Câmara de Relações Internacionais (CRI) do Conselho, o painel foi transmitido ao vivo através do YouTube, já contando com quase 400 visualizações. Confira e inscreva-se no nosso canal: 

Clique Aqui

Diretamente de Portugal, o pesquisador e mestre em Administração com foco em Gestão da Inovação Laércio de Matos Ferreira traçou uma cronologia dos conceitos de inovação e apresentou o significado de ambiente ecossistêmico, que é uma rede formada por vários sistemas abertos por onde corre um fluxo inovador. 

“Os parques tecnológicos são sem dúvida indutores do desenvolvimento dentro desse ecossistema de inovação, mas para uma maior contribuição eles precisam ser mais conectados com as dinâmicas socioeconômicas do território”, explica. Segundo ele, para isso é necessário a simulação de cenários, a manutenção da identidade sistêmica desses parques e um fortalecimento da estrutura de governança. 

Ao final, Laércio discutiu a questão da internacionalização nos parques e elogiou as iniciativas na área da pesquisa e inovação no Rio Grande do Sul, além de responder a questões dos participantes, com a mediação do Adm. Jefferson Monticelli, da CETInova, e da Adm. Daniele Pilau, da CRI.