Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos 2017 valoriza pesquisas acadêmicas em âmbito estadual
20/12/2017

Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos 2017 valoriza pesquisas acadêmicas em âmbito estadual
Na noite desta segunda-feira (18/12), em solenidade realizada pelo CRA-RS, os três vencedores do Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos 2017, foram condecorados na modalidade “Artigos sobre trabalho de conclusão de curso – TCC”.  Instituído em 2012, o Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos tem o objetivo de valorizar e divulgar as pesquisas realizadas por estudantes dos cursos de Bacharelado em Administração, que com os seus esforços agregam no desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração brasileira.
 
A vice-presidente financeira do CRA-RS, Adm. Izabel Cristine Lopes, destacou que foram recebidos 33 trabalhos ao todo e os três premiados ajudarão no desenvolvimento das organizações. "É uma satisfação dar para a sociedade importantes instrumentos que saíram de fato das pesquisas realizadas por vocês e temos que reforçar o nosso papel como Administradores", disse, agradecendo à banca avaliadora da premiação. Já a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, exaltou que é gratificante receber alunos e professores que estão disseminando a ciência da Administração. "Essa premiação é uma continuidade do nosso trabalho como Conselho e uma devolutiva para a sociedade principalmente no momento de crise ética que passamos no país." 
 
 
Os agraciados de 2017
 
1º lugar: Práticas de Gestão de Pessoas: um Estudo a partir da Inclusão de Pessoas com Deficiências na Unimed Noroeste/RS | Autor: Luis Fernando Irgang dos Santos | Orientadora: Prof ª. Me. Adriane Fabrício | Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
 
"Comecei minha carreira como artista de rua. No momento que eu precisei agregar mais pessoas e ajudá-las a conquistar seu sonho e seu trabalho, eu me descobri como líder e resolvi mudar para a Administração e não me arrependo. Durante minha trajetória, em uma das apresentações de rua, eu fui convidado para participar de um filme sobre a inclusão com pessoas de deficiência chamado Cromossomo 21. A partir dessa experiência, resolvi estudar a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações, pois aí eu poderia estar fazendo a diferença na vida dessas pessoas. É o nosso papel como Administrador gerar a inclusão em todos os sentidos nas empresas que estamos gerindo." 
 
2º lugar: Os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos nos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul | Autora: Juliana Baum Vivian | Orientador: Prof. Dr. Davide Carbonai | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
"É uma satisfação enorme em receber esse prêmio. A Administração pública é um desafio muito grande na situação que estamos em nosso país e é muito importante buscar uma formação na Administração com essa linha para fazer o melhor para a sociedade. Busquei tentar entender porque uma política a nível nacional não consegue ser aplicada nos 497 municípios do Rio Grande do Sul."
 
3º lugar: Loja Franqueada e/ou loja própria: análise comparativa a partir do acesso aos recursos e do desempenho das empresas | Autor: Maurício Figueiredo | Orientador: Prof. Dr. Claudionor Guedes Laimer | Faculdade Meridional (IMED).
 
"Sou bolsista desde o início da minha faculdade. Agradeço a todos que estiveram ao meu lado, ao meu orientador, minha família, minha instituição, pois há momentos que a gente fica desanimado. Foi um trabalho muito difícil, mas tenho muito orgulho de ter o feito."