Presidente do CRA-RS faz visita técnica ao CRA-CE
10/03/2023

Presidente do CRA-RS faz visita técnica ao CRA-CE

O Presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardozo de Abreu, realizou uma visita técnica ao CRA-CE em Fortaleza. O encontro contou com a presença do presidente do CRA-PB, Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa e do presidente da autarquia cearense, Adm. Francisco Rogério Cristino. A reunião teve como tema principal as “Boas Práticas” adotadas pela autarquia e o intercâmbio de experiências entre as instituições.

 A Admª Sallyme Correia, colaboradora no setor de cobrança, explicou os processos de cobrança, o uso de negativação do SERASA, a descrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) para pessoas jurídicas utilizados pela autarquia e o sucesso que o CRA-CE conquistou com a implementação destes procedimentos. Sallyme também contou sobre as bolsas de estudo que a autarquia disponibiliza para seus registrados junto à URCA (Universidade Regional do Cariri) e deram exemplos de como o CRA-RS também pode aproveitar e divulgar os convênios assinados com faculdades gaúchas.

A advogada do CRA-CE, Luana Evangelista, explicou como a equipe de fiscalização realiza a análise de editais e licitações. O escopo de verificação são editais publicados pelos municípios, pelo Estado e por órgãos da União na contratação de pessoas jurídicas, além de editais de Concursos Públicos da área de administração. De acordo com os dados da autarquia, somente em janeiro foram analisados 1.113 editais pela equipe responsável. Desses editais, foram impetrados quatro mandados de segurança. 

Na área de fiscalização, o tecnólogo Giovane Vieira e o Adm. Daniel Barbosa apresentaram os resultados do uso que a autarquia faz de tecnologias e grandes bases de dados, assim como as visitas realizadas às Comissões Permanentes de Licitação dos vários municípios do Ceará e também à União de Vereadores e às Associações de Municípios. A equipe também desenvolve e envia um ofício anual para todas as Comissões Permanentes de Licitação do Poder Executivo e do Legislativo de cada um dos 186 municípios do Ceará. Os profissionais cearenses apresentaram o sistema que utilizam para a elaboração destes documentos.

O presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, considerou a visita técnica um sucesso para ambas as autarquias. “Conversar com presidentes de outros estados brasileiros é muito importante para aumentarmos a performance das autarquias por todo o Brasil, assim como trazer novas ideias e iniciativas para melhorar cada vez a qualidade do atendimento prestado pelo CRA-RS a todos os registrados. Como diretoria, estamos sempre buscando inovação e tecnologia de ponta para a nossa autarquia”, contou.