A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, participou nesta terça-feira, 17, da abertura oficial da 29ª edição da Mercopar - uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina. 
 
A presidente e o delegado da seccional Caxias do Sul, Adm. Davi Ballerini, estavam entre as autoridades convidadas para o evento, ao lado do governador do Estado, Eduardo Leite. Todos acompanharam a cerimônia, realizada no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. 
 
Em sua fala, o governador Eduardo Leite destacou que a feira alavanca a capacidade produtiva para a qual o RS está vocacionado. “O desenvolvimento econômico é uma grande agenda do governo. Estamos voltados não apenas para enfrentar o problema fiscal do governo, mas para fazermos isso com vistas a melhorar o ambiente de negócios. O Estado não pode resolver seus problemas para si e, por isso, estamos conduzindo uma intensa agenda de privatizações e de concessões na busca pela redução do custo da própria máquina e para que os setores no qual o Estado precisa estar presente funcionem melhor”, destacou o governador.
 
O CRA-RS é apoiador institucional da Mercopar, que na edição deste ano conta com 234 expositores, dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. Além disso, considerando compradores e expositores, serão dez estados e o DF participando da Mercopar, com a representação de nove países. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer o credenciamento pelo site clicando aqui. A feira ocorre até o dia 19 de novembro. 
 
Confira a programação:
 
Salão de Negócios
Ocorre, diariamente, das 14h às 19h, e contará com três ações paralelas, tanto presenciais, quanto virtuais. São três modalidades: Projeto Comprador Presencial, aproximando grandes empresas, expositores e micro e pequenas organizações atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das participantes em reuniões pré-agendadas de 15 minutos; Projeto Comprador Digital, que permitirá às empresas que não puderem estar presencialmente realizar conexões a distância; e Encontro de Negócios Internacional Virtual, que ocorre diariamente, das 10h às 19h, em uma plataforma de matchmaking virtual, por meio de agendas de negócios de 30 minutos com importadores provenientes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru.
 
Salão de Inovação
É um espaço conceito criado para disseminar conteúdos sobre desenvolvimento tecnológico aplicado à indústria e gerar oportunidades de negócios inovadores entre empresas. Para isso, contará com extensa programação diária que reúne talks, oficinas, exposição de tecnologias, desafios de Startups e demonstração interativa.
 
Terra de Empreendedores
O Painel, que acontecerá na Arena Mercopar, terça-feira (17), das 10h às 11h30min, contará a história de vida de empreendedores de sucesso que transformaram os territórios e abriram novas fronteiras para o empreendedorismo no Brasil. São eles: o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry; o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon; e o CEO da Sul Corte, Paulo Spanholi.
 
Mind7 Startup
O evento organizado pelo Acelera Serra, ocupará o palco principal da Mercopar, terça-feira (17), das 16h15min às 20h45min. Destinado a empreendedores, investidores, compradores, vendedores, profissionais em geral, estudantes e interessados pelo tema Startups, o Mind7 contará com conteúdos acessíveis para aqueles que desejam imergir na forma de pensar e agir do empreendedorismo e da inovação. 
 
Fórum Encadear Summit
A iniciativa ocorre quarta-feira (18), das 9h às 13h, no auditório da Mercopar.  Apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. 
 
Jornada 4.0
Na quarta-feira (18), no auditório da Feira, ocorrerá o Seminário Jornada 4.0, promovida pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), com o apoio da Rede RS Indústria 4.0 e do Sebrae RS, a ação reúne atividades presenciais e online, diárias, como seminários, palestras, debates, webinars e exposição de tecnologias.
 
Histórias que inspiram
O seminário apresentará histórias reais de empreendedorismo e transformação de empresários gaúchos de referência no mercado que atuam e abordará temas como Indústria 4.0, transformação digital, ciência de dados, novos modelos de negócios. O evento acontecerá quarta-feira (18), das 17h às 18h30min, na Arena Mercopar.
 
Fórum Perspectivas Econômicas Pós-Crise
Na quinta-feira (19), das 9h às 12h30, na Arena Mercopar, ocorre o fórum abordando os impactos da pandemia e retomada da indústria. A programação contará com os painéis Economia do RS e Brasil e Reformas, além da participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
 
Fórum de Geração Distribuída
Pela primeira vez, o IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul - uma parceria entre FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS, Sebrae RS e Governo do Estado do RS -, ocorrerá presencialmente na Mercopar, na quinta-feira (19), das 13h30min às 18h, e terá transmissão online. Com o tema Tecnologias e planejamento para o futuro da Geração Distribuída, abordará três eixos de discussão: smart cities, armazenamento de energia e planejamento de geração distribuída.