Qualificação na gestão pública também é assunto de debate no Dia Internacional da Mulher
09/03/2018

Qualificação na gestão pública também é assunto de debate no Dia Internacional da Mulher
A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher não finalizou na manhã do dia 8 de março. Isso porque no turno da tarde ocorreu o 1º Ciclo de Palestras em Gestão Pública realizado pela Câmara de Gestão Pública do CRA-RS em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão por meio da Escola de Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade foi firmado o termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. O secretário de Planejamento e Gestão, Adm. Alfredo Parode integrou a mesa rodeado de mulheres: coordenadora da Escola de Gestão Pública, Heloísa Helena Oliveira do Amaral, vice-presidente da Câmara de Gestão Pública do CRA-RS, Adm. Flávia Pereira da Silva e presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu.
 
O Adm. Parode destacou que o evento realizado neste dia foi justamente pensado em homenagem às mulheres, mas além disso, em homenagem também a todos os servidores. “É uma parceria muito importante com o CRA-RS para que possamos avançar toda a expertise e capacidade que a escola já tem, no sentido do fortalecimento, capacitação e estímulo na busca de melhores condições técnicas para prestar serviços de qualidade no munícipio”, exaltou. Já a Adm. Claudia Abreu agradeceu a todos envolvidos nessa parceria: ao secretário, à Câmara de Gestão Pública do Conselho responsável para que isso fosse possível e à escola. “É gratificante estar aqui juntamente com a Escola de Gestão Pública colocando em prática algo que viemos falando tanto: qualidade de gestão e a busca contínua pela capacitação”, analisou, destacando que se os servidores precisam desse auxílio e apoio, o CRA-RS estará próximo a eles. “Queremos estar onde estão os nossos profissionais", apontou. A Adm. Claudia também enalteceu sua presidência no Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS): "É uma aprendizagem presidir o Fórum dos Conselhos, principalmente nos dias de hoje em que é fundamental trabalharmos com a multidisciplinariedade", exaltou, comentando ainda que é uma alegria ver que há outras mulheres presidentes de Conselhos. 
 
O tema do primeiro Ciclo de Palestras em Gestão Pública foi “BPM e a Mudança nas Organizações Públicas”. A Adm. Ana Carolina Porto Dornelles contou sobre sua experiência na PROCERGS explicando sobre o processo. “Na esfera estadual há muitos questionamentos sobre o que é o BPM, normalmente as pessoas pensam que é um processo administrativo, mas é preciso entender como um processo de negócios”, apontou, indicando que para se fazer um trabalho de modelagem de processos de BPM é necessário estabelecer um responsável por isso. “Muitas vezes as pessoas ficam acanhadas em estabelecer mudanças na esfera pública, mas é fundamental uma transformação de processos focando na solução e não mais nos problemas, inovando e aumentando de fato a produtividade”, explicou.
 
Já a engenheira Gabriela Branco, a Adm. Priscila Reis e a graduanda em engenharia de produção da UFRGS, Monica Schmatz relataram suas experiências com a aplicação do BPM no escritório de processos da UFRGS. Gabriela destacou que a BPM é uma construção que deve se aprimorar todos os dias. Ela contou que o que motivou a UFRGS utilizar a metodologia foi a inexistência de documentação sobre como são realizadas as atividades. “As pessoas não sabiam de fato quais eram suas atividades ou faziam sem saber que resultado aquilo gerava”, disse, acrescentando que os processos eram ineficientes e sem controle.
 
A partir disso surgiu o escritório, uma unidade que prescreve métodos e ferramentas que orientem o gerenciamento dos processos da organização. “Hoje trabalhamos com planejamento, processos, riscos, projetos e dados, tudo de forma integrava”, disse ela. A Adm. Priscilla apresentou o case de Interações Acadêmicas, detalhando todas as fases do projeto. Já a Monica, apresentou o case Ingresso de Calouros, um processo que refere-se à graduação.