Quase metade dos municípios do RS tem nota média em indicador que analisa gestão pública
19/08/2019

Quase metade dos municípios do RS tem nota média em indicador que analisa gestão pública
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, pouco mais de 48% (240 municípios) possui nota igual ou superior a 7 no Índice CFA de Governança Municipal (IGM). Com o apoio do Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS), os dados foram detalhados durante Encontro de Municípios para Apresentação do Índice de Governança Municipal, na última semana, no Auditório da Federação dos Municípios do RS (Famurs).
 
O IGM, plataforma gratuita, foi criado pelo Conselho Federal de Administração e possibilita aos gestores e à população uma análise comparativa da qualidade de gestão de cada município do Brasil. O indicador analisa três áreas: finanças, gestão e desempenho, que é a entrega de serviços para a sociedade.
 
As fontes de dados para fazer a avaliação são a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Ministério Público Federal (MPF), IBGE, Datasus e INEP. Os 5.570 municípios são separados em oito grupos com características socioeconômicas similares, utilizando parâmetros de porte e renda per capita.
 
Para ter acesso completo à ferramenta, a todos os recursos e cruzamentos que podem ser feitos, é preciso ser profissional de Administração com registro regular no Conselho Regional de Administração. A ideia com isso é incentivar que cada vez mais municípios qualifiquem sua gestão com profissionais de Administração.