Representantes do CRA-RS participam de reuniões em Brasília sobre a importância da Administração
13/07/2021

Representantes do CRA-RS participam de reuniões em Brasília sobre a importância da Administração

Em viagem à Brasília para o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs 2021 (Enaf), a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, e demais representantes da autarquia participaram de diversos encontros durante a última semana.

Em visita ao Senado Federal, a presidente, o vice-presidente institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Junior, e os coordenadores da Câmara do Agronegócio do CRA-RS, Administradores Fernando Muneroli e Cleberson Marques, reuniram-se com o senador Luis Carlos Heinze (PP) para debater a importância da logística e da contribuição da Administração para o setor do agronegócio no Rio Grande do Sul, principalmente em questões técnicas e vinculadas à gestão.

Já na Câmara dos Deputados, o encontro foi com o deputado Marcelo Moraes (PTB), onde a presidente, acompanhada pelo conselheiro Adm. Lucas Rubinger, fez um apanhado sobre todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CRA-RS. “Reforçamos a relevância dos Conselhos de Classe e da profissão regulamentada em prol da proteção da sociedade e o quanto os profissionais da Administração têm a ofertar com os seus conhecimentos sobre as áreas de gestão pública, sustentabilidade, saúde, ensino, tecnologia e inovação e muitas outras”, ressaltou Claudia, destacando as ações protagonizadas pelas Câmaras Especiais temáticas do Conselho.

Uma dessas iniciativas é a liderança da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CRA-RS na implantação do Movimento Nacional ODS no Rio Grande do Sul, que visa unir todos os setores da sociedade para promover o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em nível nacional, estadual e municipal até 2030.

Além disso, foi discutido na reunião o projeto que institui o Comitê de Prevenção e Solução de Disputas (ou Dispute Boards), construído e articulado pelas Câmaras de Mediação e Arbitragem e de Gestão Pública do CRA-RS. “Com o nosso auxílio, a proposta está em trâmite na Assembleia Legislativa do RS e tem potencial de se tornar um modelo nacional para a prática”, relembrou a presidente.

A fiscalização também foi pauta na agenda. Segundo a presidente Claudia, as ações do CRA-RS enquanto órgão regulador e fiscalizador da profissão foram abordadas, desde o planejamento até os obstáculos impostos pela pandemia. “Estamos desenvolvendo linhas norteadoras para a fiscalização no nosso estado, seguindo diretrizes também do CFA, com o objetivo de sermos cada vez mais efetivos nessa frente inerente ao propósito do Conselho.”