Resolução do MEC que exige atividades curriculares na comunidade é oportunidade para instituições
07/11/2019

Resolução do MEC que exige atividades curriculares na comunidade é oportunidade para instituições
Criticadas por estarem distantes da realidade da sociedade, universidades e faculdades têm a oportunidade de se aproximarem das comunidades nas quais estão inseridas com a curricularização da extensão. Essa foi a principal conclusão do X Fórum de Coordenadores, realizado pela Câmara de Ensino do CRA-RS, na Universidade La Salle, em Canoas, na sexta-feira (01/11).
 
Resolução editada pelo Ministério da Educação em 2018, a normativa visa a potencializar o envolvimento de todos os estudantes de graduação e pós-graduação em atividades curriculares com foco sempre na comunidade externa.
 
“Vejo na curricularização da extensão uma oportunidade de transformar a realidade de fato das pessoas, da comunidade. Além disso, faz com que o aluno participe de atividades que façam sentido no ensino. Isto é, trata-se de visualizar a necessidade do outro para, a partir do conhecimento que se tem, adaptar e entregar uma solução”, destacou uma das painelistas do evento, a Conselheira Federal do CFA Claudia Stadtlober, que também atua como Coordenadora Adjunta Administrativa do Curso de Medicina da Unisinos.
 
Já para o Diretor de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu da Universidade La Salle, Márcio Michel, apesar de a nova normativa de fato ser uma oportunidade, ela traz um desafio importante.
 
“É de fato uma grande oportunidade, mas não é fácil. Precisa de estrutura e, principalmente, recursos. E as empresas privadas não estão muito interessadas em pagar. De todo modo, a curricularização da extensão é mais uma oportunidade que a academia tem para promover a inclusão”, salientou.
 
Segundo o Coordenador Acadêmico de Pós-graduação Lato Sensu e Coordenador do MBA em Diversidade e Desenvolvimento de Práticas Inclusivas da Universidade La Salle, Cássio Cassel, dentro da UniLaSalle a busca tem sido estruturar projetos de extensão que estejam associados com uma fonte financiadora.
 
Participaram do X Fórum de Coordenadores a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, Coordenador da Câmara de Ensino do CRA-RS, Adm. Nilson Varella Rübenich, Conselheiro Federal do CFA, Rogério Bohn, além dos Conselheiros do CRA-RS Adm. Maria de Lurdes Rotermund, Adm. Valter Lemos e o Adm. Elimar Teixeira.