Santo Ângelo dá início ao XVII Ciclo de Debates em Administração - CIDEAD
14/05/2019

Santo Ângelo dá início ao XVII Ciclo de Debates em Administração - CIDEAD

Teve início, na noite desta terça-feira (14/05), o XVII Ciclo de Debates em Administração – CIDEAD, na cidade de Santo Ângelo. Com um bate-papo leve e descontraído sobre Economia Criativa, a palestrante da noite, Administradora Sheila Sampaio falou para uma plateia lotada composta por estudantes das áreas de Administração, Administradores, professores, empresários e comunidade santoangelense e regional, no TecnoURI Missões, Parque Tecnológico localizado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. O município é o primeiro de cerca de 20 que devem receber o evento promovido pelo CRA-RS até o final de ano.

Segundo a Adm. Sheila, a Economia Criativa nasce a partir do conceito de “trabalhabilidade”, que atualmente é muito presente no mercado de trabalho. “A Economia Criativa se resume naquilo que eu tenho para entregar para o mercado para eu me fazer “trabalhável”. É quando eu passo a ser responsável pela minha geração de renda. Por isso, todos nós temos que saber quais são nossos talentos e nossas habilidades”, explicou a palestrante, ao reforçar que os Administradores devem estar preparados para gerir pessoas e negócios nesta nova realidade.

Natural de Santo Ângelo, a vice-presidente do CRA-RS, Adm. Helenice Reis reforçou que o tema deste ano está diretamente ligado a inovação, que vem sendo trabalhada pelo Conselho desde 2017 como forma de fomentar o empreendedorismo no interior do Estado. “A ideia do CRA-RS é que a partir deste evento, muitos outros possam acontecer e muitos novos negócios possam ser criados”, desejou.

A atividade gratuita promovida pelo CRA-RS em parceria com a URI contou com a presença do o prefeito da cidade, Jacques Barbosa, que instigou os participantes a usarem seus talentos para gerarem negócios de impacto social. “Os projetos nas áreas de inovação e tecnologia não podem ser do governo, eles precisam ser da própria cidade. Eu acredito muito no potencial das empresas aqui de Santo Ângelo, mas também nesses meninos e meninas que estão sentados aqui e que podem criar novos negócios”, afirmou Jacques.

Ao final do evento, o delegado do CRA-RS em Ijuí, Adm. Benísio Rodrigues, mediou um bate-papo entre a Adm. Sheila, a Adm. Helenice e a convidada Adm. Daniele Pilau, que responderam às perguntas do público. Para a Adm. Daniele, o autoconhecimento é muito importante para descobrir talentos que podem originar novo negócios.

“Eu costumo dizer que se você não consegue administrar você mesmo, não conseguirá administrar nada, mas para isso é preciso se conhecer, saber do que gosta e do que está disposto a fazer. Precisamos descobrir porque estamos no mundo e assumir essa responsabilidade”, comentou.

Nesta quarta-feira, será a vez de Santa Rosa receber o XVII CIDEAD, e na quinta-feira, o ciclo estará em São Luiz Gonzaga. Em junho, o evento chega às cidades de Tupanciretã e Frederico Westphalen. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, devendo ser realizadas antecipadamente em www.crars.org.br/eventos.