SAP Labs Latin America: inovação, sustentabilidade e inclusão
20/12/2017

SAP Labs Latin America: inovação, sustentabilidade e inclusão
Na última semana, a equipe do CRA-RS levou Administradores e estudantes para uma visita técnica à SAP Labs Latin America, uma das maiores empresas do mundo no setor de software empresarial. A iniciativa partiu após alguns profissionais da diretoria do Conselho conhecerem a SAP em Montreal, no Canadá, em vista disso o CRA-RS promoveu a atividade visando disseminação de conhecimento e a atualização do profissional. 
 
A SAP Labs Latin America foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no Brasil na categoria “Médias Multinacionais”, resultado divulgado pela Época e pelo Great Place to Work em sua 21ª edição da lista no país. A embaixadora da SAP Labs, Carla Piuma, que nos acompanhou na visita técnica destacou que a inovação é a base da empresa e que os jovens são maioria dos empregados. “Há processos seletivos internos e por meio deles atraímos os melhores talentos para nossa equipe. Nosso ambiente visa conectar pessoas, promover a inovação, gerar disrupção”, ressaltou. Ela esclareceu que a tecnologia é um meio, mas não é o fim da empresa, pois acreditam no trabalho entre áreas heterogêneas. 
 
Responsabilidade social e sustentabilidade
Há uma semana ao ano que é dedicada especialmente para a participação de ações de responsabilidade social. “Pode ser na parte de inovação dando aula de informática para pessoas necessitadas, por exemplo. Já tivemos turmas com filhos de catadores, com índios caingangues ou com mulheres que sofrerem algum tipo de violência doméstica”, explicou, acrescentando também que fazem reformas em escolas carentes ou um encontro em asilos. A sustentabilidade também é foco da organização, não só por meio de suas atividades, mas também em sua estrutura: o prédio da SAP Labs Latin America é o primeiro prédio totalmente verde da América Latina sendo construído apenas com fornecedores locais. A estrutura só é pintada em partes que realmente precisam para não gerar poluição e há um "corredor" de água que diminui 1°C a temperatura do prédio.
 
Diversidade e inclusão 
A SAP's Business Women's Network (Rede de Mulheres de Negócios) completou 10 anos dentro da empresa e tem como meta para o fim de 2017 que 25% dos postos de gerencia sejam ocupados por mulheres. Além disso, tem a questão de convergência das gerações, a empresa promove palestras e treinamentos para que todos consigam lidar com as diferenças, já que no local atuam profissionais dos mais diversos tipos de faixa etária.  Outro ponto em destaque é o AP Autism at Work, que faz da neurodiversidade uma prioridade e busca promover iniciativas para a inclusão de pessoas com autismo em ambientes corporativos, inclusive, na força de trabalho da própria empresa. O programa iniciou na unidade que foi visitada pelo CRA-RS no final de 2015 e hoje já são mais de 12 contratações.
 
Vídeo oficial da Missão Acadêmico Empresarial ao Canadá
Na oportunidade foi lançado o vídeo oficial da Missão Acadêmico Empresarial ao Canadá, apresentado pela vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Adm. Helenice Reis. A partir desse lançamento, será disponibilizado no Youtube do CRA-RS para que os participantes da Missão possam compartilhar o conhecimento adquirido.