Sede do CRA-RS em Porto Alegre passa por processo de modernização
11/12/2020

 Sede do CRA-RS em Porto Alegre passa por processo de modernização

A sede do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, tem sido palco de grandes obras desde outubro de 2018. De lá para cá muita coisa mudou. Os espaços ficaram cada vez mais acessíveis às pessoas com deficiência física e o ambiente de trabalho tornou-se mais agradável e funcional. Mas ainda há caminho para trilhar e o CRA-RS já tem mais projetos de atualização da sede esperando para serem colocados em prática em 2021.

Ainda em 2018, o térreo tornou-se acessível a todos os cidadãos com a construção de rampas. Também houveram mudanças na área de atendimento com a ampliação e reformulação da localização dos diferentes setores para garantir aos profissionais da área de Administração a melhor experiência possível. 

Na segunda etapa da reforma, a parte do CRA-RS que recebeu a atualização foi o auditório. Aqui a transformação foi geral. Trocou-se o carpete, o forro e organizou-se o sistema audiovisual para funcionar de maneira prática e moderna. Além disso, também foi feito mais um banheiro adequado a deficientes físicos, além do já existente no local. Esse novo banheiro agora está próximo ao auditório para receber mais confortavelmente todas as pessoas que visitarem o CRA-RS para participar de palestras e eventos.

Para completar o projeto de acessibilidade, em 2020 ocorreu a instalação de uma plataforma elevatória em frente ao prédio sede e licitou-se o elevador do edifício para facilitar a entrada e a locomoção de todos os cidadãos. Assim, até o fim do ano, a previsão é que o Conselho se torne 100% acessível, sonho atingido com o último passo: a instalação do novo elevador, que possibilitará o acesso a todos os andares.

Segundo a Presidente do CRA-RS, a Administradora Claudia Abreu, é importante qualificar os espaços para melhor atender à sociedade, além de oferecer melhores ambientes e condições de trabalho aos funcionários. “Pensando nas pessoas e em melhor atendê-las, buscamos na nossa gestão qualificar a área de atendimento e setores diversos, não só da nossa sede em Porto Alegre, mas também, das nossas seccionais no interior.”, destaca Claudia. “Além disso, o saguão principal do prédio, onde ficam os serviços de recepção e atendimento, hoje conta uma estrutura moderna e funcional. Ainda este ano estamos finalizando o processo de licitação para reforma do 5º andar do prédio, onde vamos otimizar os espaços.”

A assessora técnica de engenharia, Graziela Escoto, que acompanha o projeto e as obras desde o início, também comenta os planos para o futuro da sede. “Vamos modernizar o espaço de convivência dos colaboradores para que também funcione como um centro de encontro dentro do Conselho”, comenta Graziela. A área deve possibilitar atividades externas como seminários, por exemplo. Enquanto isso, a ampliação do 5º andar deve contar com um espaço sofisticado para reuniões que comporte um maior número de pessoas.

Em consonância com a presidente do CRA-RS, a engenheira também vê a modernização do Conselho como um ponto fundamental. “As reformas mostram a nossa preocupação em atender a toda a sociedade”, destaca. Além do ideal de que todas as pessoas possam buscar o CRA-RS e utilizar os serviços dos quais ele dispõe, Graziela ainda acrescenta: “Queremos que o administrador possa se sentir em casa. Afinal, o CRA-RS é a casa do administrador.”