SES conhece ferramenta de diagnóstico de gestão para hospitais de pequeno porte criado pelo CRA-RS
20/09/2019

SES conhece ferramenta de diagnóstico de gestão para hospitais de pequeno porte criado pelo CRA-RS
 
 
 
 
 
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu, na quarta-feira (18/09), em seu gabinete, a presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Adm. Claudia Abreu, que, junto com o Coordenador da Câmara de Saúde do CRA-RS, Adm. Alexandre Andara, apresentou a proposta de um instrumento de diagnóstico para hospitais de pequeno porte.
 
A ideia, formatada a partir da criação da Frente Parlamentar de Apoio aos Hospitais de Pequeno Porte do RS na Assembleia Legislativa, é trabalhar junto a essas entidades questionários sobre sua estrutura e recursos. A finalidade é identificar carências e potenciais nessas instituições com até 50 leitos. Ao todo, o RS possui mais de 100 hospitais de pequeno porte.
 
A iniciativa do CRA-RS é um trabalho voluntário e teve início em tratativas junto a Frente Parlamentar de Apoio aos Hospitais de Pequeno Porte. O questionário busca levantar informações quanto a sua cobertura assistencial, estrutura física, taxa de ocupação e de permanência, além de dados administrativos de receita e recursos humanos.
 
A Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, considerou bem-vinda a proposta desse diagnóstico, acrescentando que ele pode vir a ser unificado com informações hoje já levantadas pela pasta e pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS.
 
A reunião também foi acompanhada pela Secretária-adjunta, Aglaé Silva, e pelas diretoras Ana Costa e Lisiane Fagundes, dos departamentos de Ações em Saúde e Assistência Hospitalar da SES, bem como pelos membros da Câmara de Saúde do CRA-RS.