Sessões especiais na Câmara e no Senado homenageiam os profissionais de Administração
09/09/2019

Sessões especiais na Câmara e no Senado homenageiam os profissionais de Administração
Uma sessão solene na Câmara dos Deputados Federais nesta segunda-feira (09/09) pela manhã e uma sessão especial no Senado Federal a tarde, em Brasília (DF), marcou as comemorações do Dia do Administrador.
 
O plenário da Câmara ficou lotado e reuniu conselheiros federais, conselheiros regionais e presidentes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), além de profissionais e estudantes do curso de administração de diversas instituições de ensino da Capital Federal.
 
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a atuação dos profissionais de Administração e afirmou que “a ciência da administração é a chave de prosperidade para qualquer país”.
 
O deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que solicitou a realização da sessão, afirmou que nenhuma empresa é capaz de crescer sem que estejam estruturadas e administradas por profissionais da área. Segundo o deputado, que também é Administrador de empresas, o Brasil só cresceu e se desenvolveu nos últimos anos graças à contribuição dos milhares de administradores de empresas.
 
“Não importa se falamos de empresas de alta tecnologia, de hospitais, de usinas nucleares ou fazendas de médio porte, sempre haverá uma constante, só há um tipo de profissional essencial: o Administrador”, afirmou Rocha.
 
Em seguida, conselheiros do Sistema CFA/CRAs foram à tribuna para fazer suas homenagens. Representando as mulheres administradoras, a diretora de Formação Profissional do CFA, Cláudia de Salles Stadtlober, destacou o “papel fundamental do profissional de administração na gestão pública” e ressaltou o trabalho do CFA para capacitar profissionais para atuarem nas micro e pequenas empresas.
 
Por fim, em discurso da tribuna da Câmara, o presidente do CFA, Mauro Kreuz, mostrou preocupação com a PEC 108. “Não podemos permitir que ela acabe com 33 profissões regulamentadas. Isso não pode avançar”, afirmou o presidente. Para o Kreuz, nenhuma organização, seja pública ou privada, vive sem a administração. “Termino agradecendo ao meio milhão de profissionais de administração deste país pelos 54 anos da profissão”, finalizou o presidente do CFA.
 
Senado
 
A sessão especial no Senado Federal, que ocorreu nesta segunda-feira (09/09), a tarde, foi requerida pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Angelo Coronel (PSD-BA), Lasier Martins (Podemos-RS), Jorginho Mello (PL-SC), Zequinha Marinho (PSC-PA) e Leila Barros (PSB-DF), a fim de comemorar a data reservada para o profissional de administração.
 
No pedido para realização da sessão, os parlamentares afirmam que o administrador é um profissional focado em resultados, indicadores, medidores de desempenho, entre outros processos que possam gerar resultado prático ao cliente.
 
“São profissionais capazes de observar, questionar, interpretar, liderar e tomar decisões com foco em cada fase do projeto. Empreendedorismo, dedicação, comunicação, ousadia e percepção somam-se às qualidades dos administradores, profissionais imprescindíveis para o sucesso das organizações”, justificou Izalci Lucas no requerimento.