Tecnologias e inovação na área da saúde: confira o debate do CRA-RS Recebe
08/07/2021

Tecnologias e inovação na área da saúde: confira o debate do CRA-RS Recebe

Nesta quarta-feira, 07, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), através da sua Câmara de Saúde, promoveu mais uma edição do CRA-RS Recebe. O painel virtual teve como temática a tecnologia e a inovação na área da saúde e contou com a presença da presidente da autarquia, Adm. Claudia Abreu, do conselheiro Adm. Carlos Strey, de representantes da Câmara, incluindo a coordenadora Adm. Márcia Valéria Brasil e o Adm. Guilherme de Barros, que realizou a mediação, e diversos profissionais da Administração participantes. 

Na abertura do evento, a presidente Claudia falou sobre a relevância do trabalho e dos profissionais que compõem a Câmara de Saúde do CRA-RS, ressaltando a importância da pauta em debate e da gestão qualificada da área da saúde. 

O convidado da noite, o engenheiro e empresário Paulo Magnus, apresentou diversas tecnologias que estão transformando a saúde e que se encontram cada vez mais presentes no dia a dia. Dentre elas, os dispositivos móveis, os planos de saúde digitais, a telemedicina, o uso da inteligência artificial e do monitoramento virtual, entre outras. 

“O futuro da saúde já existe e a garantia da sustentabilidade do setor passa pela tecnologia. Esse processo permite um maior cuidado com a saúde e não um cuidado com a doença, focando em pessoas e não em pacientes”, afirmou. 

Pós-graduado em Administração e Marketing, Paulo também comentou sobre algumas tecnologias desenvolvidas pela sua empresa, a MV, que oferece soluções inovadoras para a transformação digital do setor, sendo pioneira em iniciativas como a informatização de unidades de saúde, a prescrição eletrônica e a saúde sem papel. “A tecnologia permite que os cuidados cheguem a mais pessoas e até mesmo aos locais mais longínquos, contribuindo com a qualidade de vida e a longevidade da população.”

Por fim, ele ainda destacou os desafios e a necessidade de atenção para o advento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a sua relação com a discussão, visto que com a informatização dos centros de saúde, essas instituições passam a ser responsáveis não apenas pelo paciente, mas também pelos seus dados. Após a apresentação, houve um espaço para debate e esclarecimento de dúvidas, com a participação da vice-presidente de relações externas do CRA-RS, Adm. Helenice Reis.