Troca de Cartões destaca importância da comunicação nas relações
22/06/2018

Troca de Cartões destaca importância da comunicação nas relações
“Melhorando a comunicação, estamos melhorando relacionamentos e, consequentemente, melhorando a nossa vida”. A declaração da coach Adm. Ana Slaviero abriu o Troca de Cartões da noite desta quinta-feira (21/06) com o tema “A importância da comunicação nas relações interpessoais”. O evento, promovido pelo CRA-RS por meio da Câmara de Jovens Administradores (CJA), lotou o auditório do Conselho. “Meu principal objetivo é fazer com que vocês saiam daqui diferente de como chegaram. Somos bombardeados de informação, por isso levem o que é importante para vocês, esse é o maior desafio contemporâneo”, destacou a Adm. Ana. 
 
A palestrante trouxe dados que mostram que as pessoas se comunicam 70% do tempo, porém nem sempre há conexão. “Estamos conectados o tempo todo, mas e o afeto? O calor humano? O olho no olho? Parece que sumiu! Esse excesso de informação trouxe um vazio humano e se nós não cuidarmos, ele vai afetar a nossa vida sem nem percebermos”, disse. Nesse contexto, é preciso entender qual a imagem que queremos passar para o próximo. “Estamos nos comunicando por meio de diversos canais como expressão facial, olhar, cinética, proxêmica paralinguagem”, explicou ela, acrescentando que o mais difícil é ouvir o que não foi dito, pois isso exige empatia e se colocar no lugar do outro. 
 
Além disso, a palestrante explicou que há diferentes impactos na comunicação com o próximo: 7% vem do conteúdo, 38% vem do tom de voz e 55% da comunicação não verbal. “Nosso corpo fala, tudo fala!”, exaltou, destacando que é preciso fazer a diferença por meio de atitudes e práticas.