VII Curso de Capacitação em Mediação e Arbitragem
18/06/2008

VII Curso de Capacitação em Mediação e Arbitragem

PROMOÇÃO:  
  CRA/RS – Conselho Regional de Administração/RS;
  CMA-CRA/RS – Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração do RS;
  CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial;
  SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas;
  CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil;
  BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

SUPORTE TÉCNICO E PEDAGÓGICO:
  MSD Tecnologia Educacional (Grupo NT – Educação)
  
JUSTIFICATIVA:

Os institutos da Mediação, Conciliação e da Arbitragem caracterizam-se pela sua importância no contexto atual, como uma nova cultura que vem sendo implementada no Brasil, para a solução de controvérsias.

São Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESC’s), que apresentam soluções rápidas e de muita eficácia e que vem, gradativamente, aumentando sua aceitação, à medida que os vários segmentos da sociedade passam a tomar conhecimento dessas técnicas e seus benefícios.

Ainda estamos em uma fase de conscientização, difusão e divulgação, mas já começamos a verificar uma ação mais desenvolvida para a prática operacional, através de vários segmentos profissionais e até mesmo de iniciativas individuais.

Neste contexto o CRA/RS, tem estado atento e tomou a iniciativa de criar a sua Câmara de Mediação e Arbitragem, oportunizando aos Administradores gaúchos, um local para que possam exercer as funções de Mediador, Conciliador ou Árbitro, utilizando suas especialidades profissionais.
 
Numa dessas iniciativas formou parceria com a CBMAE, CACB, BID E SEBRAE/NAC, o que já possibilitou, desde o ano de 2005, a realização de seis cursos, com a certificação de cerca de 250 Administradores no Rio Grande do Sul e de mais de 500 em todo sistema CFA / CRAs.

OBJETIVO:

 O presente curso tem como objetivo capacitar pessoas para atuarem como Mediadores, Conciliadores e Árbitros, podendo exercer as atividades junto à CMA-CRA/RS, ou na CBMAE em todo País ou, ainda, individualmente.

PÚBLICO-ALVO:

Administradores registrados no CRA/RS e profissionais de outras áreas, que desejem atuar como Mediadores, Conciliadores e Árbitros.
  
CARGA HORÁRIA MÍNIMA:

 O curso terá duração total de 112 horas; sendo 80 horas à distância, 16 horas para o módulo de Mediação / Conciliação e 16 horas para o módulo de Arbitragem.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO:

 Na sede do CRA/RS (Rua Marcílio Dias, 1030 – Porto Alegre).

MATERIAL DIDÁTICO:

 Os participantes receberão um kit didático com CD-ROM, 01 livro sobre Mediação e 01 livro sobre Arbitragem e material necessário para o curso.

FUNCIONAMENTO DO CURSO:

 O curso será ministrado em duas etapas:

ETAPA À DISTÂNCIA:

 A etapa a distância é coordenada pelo tutor e instrutor do curso e é baseada em CD-ROM e Internet, utilizando o ambiente da escola virtual da MSD.

 Com o CD-ROM e os livros, o aluno tem acesso ao conteúdo do curso de forma interativa.

Além disso, cada aluno matriculado terá acesso ao ambiente virtual de aprendizagem via Internet, do Centro de Educação Tecnológica MSD (www.msdescolaaberta.com.br), para tutoria, dúvidas, conferências on-line, avaliações on-line, pesquisa de biblioteca virtual, troca de experiências com outros estudantes e participação em fóruns de discussão.

Só após concluir todos os módulos do curso mediado por computador, e fazer todas as atividades enviadas aos tutores é que o aluno poderá realizar a avaliação final.
Ao ser aprovado, o aluno estará apto a participar do 2º módulo da Etapa Presencial (Mediação / Conciliação / Arbitragem).

ETAPA PRESENCIAL:

 A Etapa presencial está dividida em 2 módulos – Mediação/Conciliação e Arbitragem, com duração mínima de 16 horas para cada módulo.
 
O módulo de Mediação/Conciliação é pré-requisito para o módulo de Arbitragem, sendo que o aluno pode optar por realizar apenas o 1º módulo (Mediação / Conciliação) e não realizar o 2º módulo (Arbitragem).
 
Poderão participar desta etapa somente os inscritos que tiverem completado a etapa à distância dentro do prazo definido e que alcançarem média igual ou superior a sete.

REQUISITOS MÍNIMOS INDISPENSÁVEIS:
 
 Windows 98 e acesso à Internet (com exceção do Windows Vista)

 CONHECIMENTOS BÁSICOS DE:

 - Operação do Windows
 - Internet e
 - Correio Eletrônico
 
AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada nas duas etapas do curso: Etapa Presencial e Etapa à Distância, incluindo formulário de avaliação individual do curso. A nota final será resultado da média ponderada considerando o resultado e peso de cada uma das etapas.

Os critérios de avaliação adotados pelo Centro de Educação Tecnológica MSD para a etapa à distância foram baseados nas exigências contidas no Decreto nº. 2.494, de 10.02.98. A aprovação do aluno se regulamenta pelo regimento escolar do CETEC MSD e a promoção ocorre mediante o somatório dos critérios estabelecidos para a composição da avaliação final por disciplina.

Compreenderá provas objetivas e dissertativas, com pesos diferenciados, cujo detalhamento está incluso do Manual do Aluno, sendo necessário, alcançar pelo menos, nota sete em cada uma delas, para aprovação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
  
Freqüência – é obrigatória a participação em 100% das atividades do curso;
 
Pontualidade – todos os produtos das atividades do curso deverão ser entregues nas datas divulgadas e o aluno deverá cumprir os horários e os prazos programados para as atividades.

 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

 Ficha de observação dos instrutores;
 Lista de presença;
 Produções escritas, individuais e em grupo;
 Avaliação final.

 CERTIFICAÇÃO:

Somente serão certificados os participantes que:

 Freqüentarem 100% das atividades do curso;
 Realizarem todas as atividades propostas;
 Realizarem a avaliação final.
  
 O certificado será emitido pelo CRA/RS e pela CACB / CBMAE em conjunto.

 VEJA MAIS >>> Programa do Curso

Porto Alegre, 26 de junho de 2008.