Pacto Global

Pacto Global
Sobre o Pacto GlobalComposiçãoLegislaçãoNotíciasFAQContato

Sobre o Pacto Global

Lançado em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações a princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade

Ao entrar no Pacto Global, a empresa se compromete a seguir dez princípios universais, baseados em Direitos Humanos e do Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Estar de acordo e vigilante em relação a esses princípios são requisitos fundamentais para integrar a iniciativa. Aqui no Brasil, como em outros países, eles permeiam as nossas ações, assim como devem permear as de sua empresa.

Os 10 princípios nasceram com o Pacto Global, em 2000, e estão baseados na Declaração Universal de Direitos Humanos, Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e na Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Como principal canal da ONU com o setor privado, o Pacto Global tem a missão de engajar as empresas e organizações para esta nova agenda de desenvolvimento. Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esse é um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e fortalecimento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como, enfrentar outros obstáculos de nossos tempos.

Cada objetivo é composto por metas próprias e é nosso papel garantir que as empresas se comprometam de forma ambiciosa, devendo integrar esses objetivos e metas à estratégia de seu negócio.

A Rede Brasil do Pacto Global apoia as empresas a trabalharem de forma assertiva em direção aos ODS, além de ter iniciativas próprias que contribuem diretamente com os objetivos.

O CRA-RS e a adesão ao Pacto Global

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CRA/RS passou a ser signatário em abril de 2022, quando enviou uma carta ao Secretário Geral das Nações Unidas e se comprometeu em apoiar e difundir os princípios do Pacto Global, divulgando publicamente este compromisso junto aos registrados, funcionários, parceiros e público em geral.

Ser signatário do Pacto Global significa estar entre empresas e organizações diversas que representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas - incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

Objetivos

  • ODS 1 – Erradicação da Pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • ODS 3 – Saúde e Bem Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • ODS 4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e fortalecer todas as mulheres e meninas.
  • ODS 6 – Água Potável e Saneamento: assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • ODS 7 – Energia Acessível e Limpa: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
  • ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  • ODS 14 – Vida na Água: conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • ODS 15 – Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
  • ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: https://www.pactoglobal.org.br/ods

Atividades

  • Promover os 10 princípios do Pacto Global entre seus registrados na sua área de jurisdição, visando atrair mais signatários e uma atitude de forte participação;
  • Atuar com a Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, em conjunto com todas demais Câmaras, com estudos e debates das questões dos princípios do Pacto Global, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da gestão responsável;
  • Organizar diálogos, eventos de aprendizagem e workshops nos tópicos relevantes para a divulgação e sensibilização, visando o comprometimento das empresas e dos profissionais da Administração aos princípios do Pacto Global e suas principais questões relacionadas;
  • Planejar ações internas que produzam resultados práticos e exemplos, impactando o atendimento dos princípios do Pacto Global e o atingimento dos ODS.