Dicas da administradora Rita de Cássia Reda Eloy,
presidente da Câmara de Gestão Pública, do Conselho
Regional de Administração (CRA-RS):
Para ser um bom gestor público o profissional da Administração deve ter princípios altamente elevados como ser: um cidadão ético, coerente, líder, responsável, ter humildade para ouvir e entender, os anseios da nossa Sociedade nos dias atuais e nesse mundo globalizado, aonde a exigências por boas práticas de gestão, é cada vez maior;
Transparência na sua forma de agir e trabalhar, não só com as pessoas, mas trabalhar pelas pessoas (cidadãos e funcionários) em prol de um crescimento da sua Organização e de sua Cidade/Estado/Nação;
Dar maior eficiência, eficácia e efetividade a máquina pública, de forma a preservar o bem público de situações que podem ocorrer por interesses diversos;
Também saber investir em sistemas de controles para coibir o mal uso da máquina pública e ser rápido em apurar denúncias dando o exemplo de boa conduta, aplicando sempre os preceitos constitucionais;
Estar bem preparado, se capacitando sempre, efetuando "benchmarketing", "troca de experiências com outros órgãos públicos" e buscar soluções satisfatórias nos serviços prestados à população, fazendo com que os mesmos sejam adequados, céleres e dignos;
Além de ter valores condizentes com suas funções, deve estar atento e atualizado, para atender as demandas crescentes da Sociedade, propiciando o bom desenvolvimento das Organizações Públicas, pois só assim ele poderá exercer de forma plena suas funções laborais;
Por fim, como vivemos num mundo de grandes adversidades é importante que o gestor público tenha persistência e resiliência, também;
Tendo cada vez mais gestores públicos qualificados em seu quadro funcional, melhoram sua performance organizacional, e estas, por sua vez, melhoram o atendimento (em seus diversos segmentos) para o cidadão.
Revista Brasileira de Administração - RBA
ANO XXV • ED. 111 • MAR/ABR DE 2016
Página 65
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