COMO EXERCER ATIVIDADE EMPRESARIAL COM SUCESSO?

Palavras-chave: Administração, Empreendedorismo, Gestão.

O sonho de empreender, é presente na vida e na imaginação de muitos, pode-se dizer, que obter o próprio negócio, é a cobiça de realização pessoal, mais desejada, no dia-dia, de muitas pessoas, em casa, no trabalho, nas rodas de amigos, quantas vezes se pegamos, divagando e dialogando a respeito de negócios prováveis. É muito comum, que pessoas queiram demonstrar conhecimento na área dos negócios, e de fato, todo mundo, entende um pouco de tudo, como diz o dito popular, “de médico, advogado e louco, quase, todo mundo tem um pouco”.

Mas se ater a uma atividade empresarial, na prática, é preciso conhecimento e dedicação. Pois, os riscos enfrentados, para progredir, são sentidos a todo o momento. Todo o empreendimento, encontra-se exposto a riscos internos e externos. Os quais podem vir a afetar o desempenho do empreendedor e do empreendimento. Conhecer aquilo que se faz, e aquilo que se quer fazer, a fundo, é primordial, para se obter um bom desenvolvimento.

Certo, que muitos preferem, começar a fazer, antes que seja tarde. Outros, preferem esperar e analisar melhor. E outros fazer os poucos e fazer melhor, a cada dia. De fato, para fazer qualquer coisa, divide-se em etapas. Nada fica pronto de uma hora para outra, a “magica”, acontece aos poucos, no estala dos dedos, no interagir com a plateia, no tirar o coelho da cartola.

Sendo assim, quase espontâneo e realmente assustador. É preciso coragem e dedicação, para buscar conhecimento, em livros, cursos, jornais, noticiários, documentários, formações técnicas, ensino superior... áudios e vídeos, na internet. Ou seguir a receita mais antiga, aconselhar-se com pessoas que já tenham a experiencia, que ainda não se obteve. Pois, de fato, é melhor apreender, com o conhecimento e os erros dos outros, do que apreender com nossos próprios erros, ...cometendo-os.

Como já dito, por convivência, obviamente, conversa-se com familiares e amigos, em um primeiro momento, após, pensa-se em procurar ajuda profissional, que se faz necessária, por via de regra, inclusive por exigência legislativa. Pois é lei, que toda empresa, tenha uma orientação empresarial, de profissionais de contabilidade, administração, direito... e a outras áreas, inseridas na atividade empresarial, que se deseja realizar.

A realização e os resultados, são fatores paralelos às atitudes, e a aquilo que é feito no dia a dia. Então, deixe para sonhar enquanto dorme, e enquanto está acordado, trace metas para aquilo que se quer, para o amanhã. Pois, realizar o futuro, é sempre o melhor presente.

Nova Prata – RS, Brasil. 20 de Janeiro de 2019.

 

Adm. Jaquiel Luppi - CRA-RS 048979-0
CONSULTORIA, ASSESSORIA E PERICIA 
em Administração de Empresas. Certificado pelo Sistema CFA/ CRA-RS em Perícias Extrajudicial ou Judicial, em matérias pertinentes aos campos da Administração. Assistente Técnico Administrador – Perito. (Extrajudicial) Credenciado ao TJRS.