Conselheiros Adão Rosa e Corrado Lacchini, da CMA-CRA/RS, presentes na II Jornada de Mediação do TJRS
05/09/2013

Câmara de Mediação e Arbitragem


A segunda jornada de Mediação, hospedada no dia 5 de setembro pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, teve a participação de 400 interessados no tema da mediação. Entre os interessados estiveram presentes dois componentes da Câmara de Mediação e Arbitragem CMA-CRA/RS: os administradores Adão Flávio Indrusiak da Rosa e Corrado Lacchini.

Os temas desenvolvidos trataram das experiências dos Núcleos de Mediação Judicial no nosso estado e nos estados do Amazonas e Ceará. Os relatos dessas experiências mostraram a evolução das ações de mediação judicial desenvolvidas dentro dos tribunais. Única voz diferente saiu do relato da Mediação Comunitária no Ceará, exposição na qual foi citado claramente o conceito de Mediação Extrajudicial, na qual o mediador, mesmo sendo profissional de direito, se despoja dos paradigmas belicosos e conduz a mediação, focado nas relações humanas afetivas.

A jornada terminou com a ótima exposição da abordagem apreciativa na Mediação, na qual o enfoque do mediador e das partes visa encontrar a via de saída da situação de conflito, mediante a criação de uma imagem alvo positiva e a construção criativa de possíveis alternativas de melhoria do diálogo e da relação entre as partes, relata Corrado.