Administração exerce papel vital na luta contra o coronavírus
08/03/2021

Administração exerce papel vital na luta contra o coronavírus

A 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, órgão da Secretaria Estadual da Saúde, busca planejar as ações de enfrentamento junto com cada uma das cidades, acompanhando e orientando a montar planos de contingência adequados, realizar o processo de abertura de leitos e, agora, organizar a distribuição de vacinas. “Meu conhecimento em Administração é o que mais me possibilita trabalhar com tanta firmeza.”, analisa a Adm. Ane Nantal, Coordenadora da 1ª Regional de Saúde. Entre suas maiores conquistas no enfrentamento ao coronavírus, ela destaca a reabertura de um hospital em Guaíba que estava fechado há 20 anos. “É um feito que vai ficar marcado para mim, foi uma satisfação muito grande”

Segundo Ane, apesar de terem havido outros picos de contaminação por coronavírus, nenhum deles se compara com a atual alta de casos de Covid-19. A velocidade da propagação do vírus e a necessidade de novas internações são grandes desafios, mas a Coordenadora conta com sua formação e experiência como Administradora para dar o melhor de si na organização da saúde de 66 municípios gaúchos.

Em meio à preocupação com os reflexos do feriadão de carnaval no sistema de saúde do Rio Grande do Sul, a Administradora afirma que as consequências do carnaval ainda não chegaram. “Estamos vivendo o pior momento da pandemia desde o primeiro caso no início do ano passado”, comenta. Atualmente, mais de 1,8 mil pacientes com covid-19 estão em UTIs no estado. Há ainda outras 215 pessoas internadas em UTIs por suspeita da doença, aguardando o resultado do teste.