Câmaras de Administração Pública se reúnem em evento pré-ERPA Sul
06/06/2022

Câmaras de Administração Pública se reúnem em evento pré-ERPA Sul

Representantes dos Conselhos Regionais de Administração do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se encontraram na última semana em Foz do Iguaçu para realizar o primeiro ERPA Sul, após dois anos de espera. 

Aproveitando a oportunidade do encontro, membros das Câmaras de Administração Pública das autarquias se reuniram na quinta-feira pré-evento, 2 de junho, à noite, para debater assuntos relacionados à área e também a possibilidade de assinatura de um protocolo de intenções entre as câmaras para realização de atividades de execução conjunta e maior aproximação institucional entre os estados.

Pelo CRA-RS, estavam presentes a presidente do Conselho, Adm. Claudia Abreu, o vice-presidente Institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Jr, o vice-presidente de Fiscalização e Registro, Adm. Luiz Klippert, o coordenador da CGP, Adm. Júlio Abrantes, o coordenador da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Adm. Carlos Carrano e o conselheiro federal, Adm. Rogério Bohn.  

O estado de Santa Catarina esteve representado no encontro pelo presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Henrique Hack, e a conselheira e coordenadora-geral da Câmara de Administração Pública, Adm. Samara Bernardino. Já o Paraná foi representado pelo presidente do CRA-PR, Adm. Sérgio Lobo e os membros da Câmara de Gestão Pública paranaense, Adm. Leonidas Lopes de Camargo e Adm. Anderson Michelin.

Entre as pautas debatidas pelo grupo estão o IGM, Índice Nacional de Gestão Municipal, promovido anualmente pelo Conselho Federal de Administração, instrumento de grande valia para auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e/ou boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional.

A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, lembrou também que há, na prefeitura de Porto Alegre, mais de 300 profissionais de Administração registrados em cargos administrativos, fora os que exercem outras funções diversas nas instituições públicas, que podem se beneficiar de ações voltadas à formação e capacitação contínua voltadas à gestão pública.

O Adm. Carlos Carrano, ao falar sobre a recente assinatura do CRA-RS do Pacto Global da ONU, estendeu o convite para que os outros Conselhos façam o mesmo, afim de que eles se engajem em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da organização.  

Além disso, o vice-presidente Klippert em sua fala, convidou a todos para participar do EREF – Encontro Regional de Registro e Fiscalização, que acontecerá em Curitiba nos próximos meses e agradeceu a oportunidade de estar presente no evento, apontando que o encontro fortalece relações e parceria, permitindo a interlocução entre os estados em outros eixos.