Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia faz reunião no CRA-RS para tratar da lei que cria fundo
10/12/2019

Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia faz reunião no CRA-RS para tratar da lei que cria fundo
O Conselho Regional de Administração do RS recebeu, nesta terça-feira (10/12), reunião ordinária do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCET). O CRA-RS tem assento no Conselho através do Conselheiro, Administrador Carlos Strey. Estavam presentes também na reunião a presidente do COMCET, Fernanda de Oliveira, e o Vice-presidente, Marcelo Lubaszewski.
 
Na reunião desta terça-feira (10/12), o Conselho debateu projeto de lei que cria o Fundo Municipal  de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (FIT/POA), tema que foi estudado pelo COMCET. O objetivo é criar um ambiente para impulsionar novos negócios inovadores e de impacto socioeconômico para a cidade. O PL 20/2019 já está na Câmara de Vereadores da capital do RS, mas ainda não passou pela análise das comissões.
 
O modelo previsto no PL segue outros exemplos que já estão em operação lançados por instituições como bancos de fomento. O foco é ofertar recursos para investimento em startups, da criação ao desenvolvimento de negócios que trazem tecnologias inovadoras.
 
Desafio para 2020
 
Para o próximo ano, segundo a presidente do COMCET, o desafio será estruturar e realizar as olimpíadas da inovação. A ideia é envolver as escolas de Porto Alegre neste projeto, o qual já foi apresentado para a Prefeitura de Porto Alegre.