CRA-RS Entrevista: Presidente Claudia Abreu

CRA-RS Entrevista: Presidente Claudia Abreu

Reeleita presidente do CRA-RS com 80% dos votos, no dia 11 de janeiro, a administradora Claudia Abreu fez uma análise dos últimos anos frente à autarquia e destacou que a palavra-chave da última gestão foi trabalho. Para os próximos, reforça que é necessário concluir projetos importantes que estão em andamento, como a modernização da sede localizada na Rua Marcilio Dias, nº 1030, em Porto Alegre. “Agora, as palavras são maturidade e perseverança, para seguirmos tentando fazer o que é melhor para os profissionais da Administração, mas dessa vez com ainda mais conhecimento.”

Além disso, a presidente ressalta que é essencial ouvir as demandas da categoria: “Vamos usar ferramentas de gestão para elencar o que é prioritário e fazer com que todos possam exercer o seu máximo na construção de uma profissão melhor”.

Balanço 2020:

Em entrevista concedida para a Revista Master 165, a presidente fez um balanço do último ano de gestão. Confira alguns trechos:

Revista Master – Como você avalia o ano de 2020 e o trabalho realizado no CRA-RS?

Presidente do CRA-RS – Certamente este ano foi muito desafiador. Tínhamos uma série de ações programadas quando fomos pegos de surpresa, assim como todos no mundo, pela pandemia. Quando o governo decretou o fechamento das empresas ficamos paralisados, pensando em como faríamos para dar continuidade às atividades do Conselho, seguindo com a fiscalização e o registro, mas garantindo a segurança de todos. Passado o susto inicial, criamos um plano de trabalho remoto e reorganizamos nosso funcionamento. Foram meses de atendimento virtual, e também presencial quando necessário, e não ficamos um dia sequer sem exercer a fiscalização ou atender aos registrados.

Master – Nesse contexto, qual foi o maior aprendizado do CRA-RS?

Presidente do CRA-RS – Acredito que o grande aprendizado das pessoas e das empresas neste ano foi de que somos totalmente capazes de nos adaptar e de superar adversidades com criatividade. Administradores são qualificados profissionalmente para gerenciar crises, e a pandemia nos deu a oportunidade de colocarmos em prática, mais do que nunca, a ciência da administração. Demos as mãos virtualmente e driblamos o vírus com seriedade, competência e respeito uns pelos outros e pela nossa profissão e encontramos alternativas ainda mais eficientes para seguirmos em frente.

Master – Na sua gestão, foram realizadas obras e melhorias na estrutura física do Conselho em Porto Alegre. Que obras foram essas?

Presidente do CRA-RS – Qualificar os espaços para melhor atender à sociedade, bem como ter melhores ambientes e condições de trabalho aos nossos funcionários são fundamentais para cumprirmos com nossas prerrogativas basilares. Pensando nas pessoas e em melhor atendê-las, buscamos na nossa gestão qualificar a área de atendimento e setores diversos, não só da nossa sede em Porto Alegre, mas também, das nossas seccionais no interior. Para exemplificar, aqui na sede, em Porto Alegre, trabalhamos a questão da acessibilidade, com rampa elevatória para o acesso ao prédio e elevador atendendo todos os andares do prédio. Também melhoramos os espaços de estacionamento. Além disso, o saguão principal do prédio, onde ficam os serviços de recepção e atendimento, hoje conta uma estrutura moderna e funcional. Ainda este ano estamos finalizando o processo de licitação para reforma do 5º andar do prédio, onde vamos otimizar os espaços.