CRA-RS propõe à CGRS/MEC a inserção de profissionais da Administração nas atividades multiprofissionais do campo da saúde
31/10/2018

CRA-RS propõe à CGRS/MEC a inserção de profissionais da Administração nas atividades multiprofissionais do campo da saúde
A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, o conselheiro Adm. Bruno José Ely e a membro do Comitê Gestor da Câmara Especial de Gestão Pública Adm. Márcia Valéria Brasil reuniram-se, na tarde desta terça-feira (30/10), com a atual Coordenadora Geral de Residências em Saúde do Ministério da Educação, Drª Rosana Leite de Melo. O encontro ocorreu no prédio do MEC, em Brasília, e tratou da inserção dos profissionais da Administração nas Residências Multiprofissionais do Campo da Saúde.
 
Na ocasião, os membros do CRA-RS mencionaram a nova Política Nacional de Atenção Básica (portaria 2436/2017) e destacaram que a descrição das atribuições dos componentes das equipes de Atenção Básica torna evidente as semelhanças das atribuições com a formação base dos Bacharéis em Administração. Para o Conselho, os Administradores inseridos no campo da saúde pública têm muito a contribuir nas instituições, em atividades como a construção e estabelecimento de protocolos de Gestão, estabelecimento, análise e avaliação de processos de trabalho, atuação na gestão de pessoas, aplicação de conhecimentos da Gestão da Informação, Produção, de Custos para qualificar Redes e processos inerentes aos Serviços de Saúde, monitoramento e avaliação de resultados e desenvolvimento e aplicação de metodologias da Administração na área. 
 
Para evidenciar a proposta, os Administradores apontaram a Escola de Saúde Pública do RS, que já oportuniza vagas para formados em Arquitetura, Estatística e outras profissões que não aquelas historicamente entendidas como "da Saúde". Segundo eles, é fundamental o enfoque multiprofissional da residência no fortalecimento do desenvolvimento do trabalho em equipe, favorecendo a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos, obtidos nas relações entre as diferentes áreas de conhecimento das profissões.