CRA-RS se torna signatário do Pacto Global da ONU
06/06/2022

CRA-RS se torna signatário do Pacto Global da ONU

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul é o novo signatário do Pacto Global da ONU. A autarquia se une, a partir deste ano, a milhares de organizações no mundo todo com objetivo de acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em busca da redução das desigualdades em todo o mundo.

Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas individuais que integram a agenda 2030, assim chamado o plano de ação assinado por 193 países membros da ONU, para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Todas as organizações, de diferentes setores, são encorajadas a trabalhar para seu alcance de forma conjunta para atingir esses objetivos até o ano de 2030.

Segundo o Pacto Global - Rede Brasil, para as empresas, trabalhar com os ODS significa estar em alinhamento com uma agenda global e possibilita atração de novos parceiros e investidores, facilita um ambiente de inovação e amplia transparência e melhor comunicação dos impactos gerados, incentivando a liderança em projetos, eventos, treinamentos e outras iniciativas, sempre atuando em rede. 

No dia 27 de abril, a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, o vice-presidente Institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Jr., e o coordenador da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (CRSS), Adm. Carlos Carrano, se encontraram na sede da autarquia para debater a recente confirmação da ONU sobre o tema e planejar os próximos passos.

Segundo Carrano, a confirmação da participação do Conselho deve ser muito comemorada, pois é algo que havia sido debatido no planejamento estratégico da autarquia em outubro de 2021 como meta e que, somente agora foi confirmado pela Organização. “Existe uma preocupação da diretoria em trabalhar com os objetivos da ONU, em especial da presidente e do VP Institucional, de defender esta agenda, buscando envolver todos os princípios que ela tem nas questões ambiental, social e de governança, em todas as ações do CRA-RS”, disse.

Ainda de acordo com o coordenador da CRSS, os próximos passos serão realizar apresentações sobre o Pacto Global para todos os públicos envolvidos diretamente com o Conselho, para que todos estejam cientes e envolvidos do compromisso firmado e definir, para os próximos dois anos, quais serão os ODS considerados prioritários para o desenvolvimento de proposições e plano de ação da autarquia.

"Eu fiquei muito contente que o CRA-RS demonstrou interesse em se tornar signatário do Pacto Global. Isso demonstra o Conselho está acompanhando a realidade do que se discute nas empresas e no mercado, especialmente no que se trata da sua preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social. O CRA-RS faz parte de um movimento global, não apenas preocupado com resultados financeiros, mas sim com o nosso planeta e com o que queremos construir para o futuro", finaliza Carrano.

Clique aqui  para ver no site da ONU a participação do CRA-RS no Pacto Global e ler a Carta de Comprometimento da autarquia, escrita pela presidente Adm. Claudia Abreu.

Conheça mais sobre os ODS aqui e participe deste movimento!