CRA-RS visita CRA-ES para promover ações conjuntas em 2022
29/04/2022

CRA-RS visita CRA-ES para promover ações conjuntas em 2022

A presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu e o vice-presidente institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Júnior, estiveram nesta quinta-feira (28) na sede do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), para conhecer de perto ações modelo da autarquia que possam ser replicadas no conselho gaúcho, em parceria.

Entre elas, está o projeto da Clínica de Negócios, um método exclusivo de consultoria, onde o empresário é atendido por um pool de consultores administradores e colaboradores de outras áreas do conhecimento. Desde 2020, a clínica prestou consultorias gratuitas para mais de cem empresas que corriam sérios riscos de fechar, durante a pandemia. O superintende do CRA-ES, Adm. Pedro Prêmoli, o coordenador da Câmara Temática de Empreendedorismo, Adm. Glaucio Siqueira e a Adm. Marcela Haase fizeram a apresentação das ações.

“É um privilégio dividir conhecimento sobre a Clínica de Negócios. Desde 2020, o CRA-ES vem desenvolvendo esse trabalho importante para a sociedade. Vários profissionais da Administração foram capacitados gratuitamente e puderam prestar consultorias de forma voluntária a diversas empresas e microempreendedores do estado”, explica o superintendente capixaba.

Para a presidente do CRA-RS, a Clínica tem uma metodologia muito interessante, principalmente no que se trata da sociedade conhecer e entender o trabalho do administrador. “Este é um projeto de consultoria, de capacitação de mão de obra e também de tutoria que não tem barreiras. Nosso objetivo é replicar o que está sendo realizado por aqui e que as empresas do Rio Grande tenham consultores do RS e do ES trabalhando em conjunto, trocando experiencias, aumentando a área de atuação dos profissionais e trazendo benefícios para o ambiente empreendedor como um todo, pois muitos negócios já nascem sem possibilidade de sobrevivência, dado a falta de conhecimento e preparo de algumas pessoas e empresas nas áreas de atuação da administração, tais como marketing, organização financeira, planejamento e leitura do mercado”, diz ela.

“A aproximação dos CRAs do Rio Grande do Sul e do Espirito Santo traz um poder de trabalho não só para as duas regionais, mas também um protagonismo de força de trabalho em prol da profissão, sobretudo para a comunidade e para a sociedade. Viemos aqui analisar três projetos âncoras para essa aproximação, com viés maior no projeto de consultoria, pois fortalece as micro e pequenas empresas do nosso estado a partir de consultorias voluntárias dos nossos profissionais, produzindo novos empregos, gerando negócios mais vantajosos e saudáveis a longo prazo e, principalmente, trazendo pujança à gestão”, afirma o VP institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Jr.

Esta aproximação visa também solucionar um dos problemas mais prementes do Conselho neste momento: o aumento do número de casos de cancelamento de registro profissional por desemprego: “O método realizado aqui faz com que se abra um mercado para os nossos registrados, principalmente para aqueles que têm conhecimento, mas nunca pensaram em exercer o papel de consultoria, pois a ação vem apoiada em um curso e de desenvolvimento profissional a partir dele”, aponta a Adm. Claudia Abreu, que salienta que o encontro foi muito proveitoso e já rendeu frutos imediatos, como a inserção dos representantes do Rio Grande do Sul no grupo de licitações nacional, afim de promover ações futuras na área. “Essa aproximação, em primeiro lugar, é algo essencial para que nós possamos trabalhar como um sistema uno. É isso que viemos buscar nesta visita: trabalhar em conjunto para que nossos projetos em parceria se tornem um modelo para os demais estados do Brasil”, finaliza.

Saiba mais como este projeto funciona na prática aqui