Dia do Administrador
09/09/2010

Dia do Administrador
de atuação do Administrador e sua aproximação eficaz com empresas, organizações públicas e privadas e entidades representativas continuam sendo os principais desafios.

Valorizar a Administração e seus cientistas profissionais passa também pelo resgate histórico do trabalho desenvolvido nesta área no RS, no Brasil e em outros países do mundo. Na década de 40, em uma sociedade que passava de um estágio agrário para o industrial, a necessidade de mão-de-obra qualificada e de formação de especialistas para suportar mudanças econômicas e administrativas foi ficando evidente. Ou seja, a partir do sistema escolar, era necessária a formação de um Administrador profissional apto para atender ao novo processo econômico. Foi o que se formalizou na metade da década de 60, através da Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965. Criou-se, assim, a profissão de Administrador. Poucos anos mais tarde, a Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68, instituiu o 9 de setembro como Dia do Administrador.

Nosso Estado acompanha de forma inovadora, pioneira e construtiva a história brasileira da Administração desde os seus primórdios. Neste contexto, o CRA-RS exerce um papel de protagonista. Ganhos significativos de crescimento profissional e institucional da categoria são resultados do trabalho da autarquia. A capacidade de gestão operacional de nossas empresas, entidades, organizações perpassa pela plena atuação do Administrador. Isso foi percebido na década de 40 e está cada vez mais evidente na atualidade. Profissionais com formação sólida e compromisso ético são a base para que consigamos crescer. O CRA-RS, no dia de hoje, presta sua homenagem a todos os profissionais que, com coragem e dignidade, escrevem a história da Administração em nosso país.

*Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/RS)