ERAFIC debate compliance e LGPD em encontro nacional com presença da Presidente do CRA-RS
30/11/2022

ERAFIC debate compliance e LGPD em encontro nacional com presença da Presidente do CRA-RS

O Encontro dos Responsáveis pelas áreas Administrativa, Financeira e Contábil do Sistema CFA/CRAs (ERAFIC) foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Representando o CRA-RS presencialmente estiveram a presidente da autarquia, Adm. Claudia Abreu, e a Gerente Executiva, Adm. Gabriela Gonçalves Sanches Ribeiro.

A edição deste ano do ERAFIC teve como propósito debater a regulamentação das atividades e levantar propostas para melhoria dos processos. Durante os dois dias foram debatidos temas como E-social, Abrangência do Acórdão TCU 2402/2022, Nova Lei de Licitações e Compras Públicas, LGPD, cobrança e inadimplência. 

O presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, durante a abertura abordou questões como a representatividade externa e implementação do programa de integridade e compliance do Sistema CFA/CRAs.“Nós teríamos de adotar um programa de governança e compliance no sistema. Temos 180 dias pela resolução normativa para que todos os regionais e o CFA se adaptem. É uma prática necessária e atual para evitar ações futuras de intervenções, como foram necessárias duas vezes nos últimos anos”, destacou.De acordo com a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, o ERAFIC foi um evento de muita produtividade técnica. "Agregamos conhecimento em áreas muito estratégicas, além de compartilharmos experiências para ampliar nosso compromisso com a boa gestão e o potencial da nossa autarquia".

O evento, organizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), com apoio do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), contou com representantes de todos os Conselhos Regionais de Administração do país e foi realizado de forma híbrida para possibilitar uma maior participação de todos do sistema.