Gestão da saúde é temática tratada no CRA-RS Recebe em Porto Alegre
25/10/2018

Gestão da saúde é temática tratada no CRA-RS Recebe em Porto Alegre
Encontro reuniu mais de 40 profissionais das áreas da Administração
 
O CRA-RS Recebe abordou, nesta quinta-feira (25), o tema “Financiamento da saúde pública na esfera municipal”. Esta edição foi uma realização do CRA-RS, por meio da Câmara Especial de Administração de Saúde (CESAÚDE), buscando cumprir o dever de estudar, propor políticas, estratégias, ações e atividades especializadas à Administração da área da saúde. Reunindo mais de 40 pessoas no auditório do Conselho, o evento apresentou aos profissionais das áreas da Administração um panorama sobre os processos relacionados à saúde pública no âmbito municipal, com a Adm. Carla Estefanía Albert, membro da Câmara Especial de Administração de Saúde (CESAÚDE).
 
A palestrante, doutora em Psicologia Social e mestre em Economia do Desenvolvimento, trouxe seu conhecimento sobre pesquisa no campo da Gestão da Saúde. Atualmente, Carla integra a equipe Técnica da Saúde da Confederação Nacional dos Municípios e também é membro dos Comitês de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
 
Carla explicou o funcionamento das unidades públicas de saúde, ressaltando a importância da boa gestão de recursos para a sobrevivência e qualidade do serviço. Ela ainda apresentou uma lista de ações que podem contribuir para este trabalho. Para a palestrante, é essencial que se priorize a atenção básica na gestão da saúde. “Se é realizado com qualidade, a atenção primária se torna custo-efetiva, uma vez que evita o agravamento e desenvolvimento de doenças”, diz. 
 
Na ocasião, os participantes puderam se aproximar das questões que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), esclarecendo dúvidas e conhecendo melhor o procedimento do sistema no âmbito administrativo e financeiro.