No primeiro semestre de 2019 mais de 3 milhões de certificados digitais já foram emitidos no Brasil
30/08/2019

No primeiro semestre de 2019 mais de 3 milhões de certificados digitais já foram emitidos no Brasil
Nos primeiros seis meses de 2019 (Janeiro a Julho), 3,1 milhões de certificados digitais foram emitidos no Brasil. Cerca de 10 milhões de certificados digitais já foram emitidos no país. Os dados foram abordados durante o CRA-RS Recebe, na quinta-feira (29/08), na sede da autarquia, em Porto Alegre. O evento, que teve como tema a segurança da informação com foco em certificação digital para instituições de saúde, contou com as palestras de Leandro Fernandes e Cesar Niacaris.
 
De acordo com a Coordenadora Adjunta da Câmara de Saúde do CRA-RS, Adm. Luciana Franco Barbosa, o objetivo foi discutir a utilização da certificação digital nas instituições de saúde, principalmente em hospitais com vista para a redução de custos dessas instituições.
 
“Além disso, o intuito é trazer conhecimento para os profissionais da área de Administração que atuam na área da saúde. Esse tema necessita de mais atenção das organizações da área da saúde. Procuramos aqui trazer informações sobre esse segmento e também quais as perspectivas”, destacou.
 
Segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ligado a Casa Civil da Presidência da República, entre julho de 2018 e junho de 2019, cerca de cinco milhões de certificados digitais foram emitidos no país. Isso representa um aumento de 28,76% em relação ao mesmo período dos anos de 2017 e 2018, um recorde em emissões, até hoje.
 
Todavia, durante o evento, os participantes debateram a utilização do certificado digital nas instituições de saúde. E entre um dos entraves para utilizar a tecnologia em hospitais, por exemplo, é o investimento necessário, ainda que a implementação da ferramenta gere economia em arquivos, papeis e tempo. Atualmente o Brasil conta com 6,8 mil hospitais.
 
Sobre os palestrantes
 
Niacaris é engenheiro de software, especialista em segurança da informação, gerenciamento de projetos, tecnologia da informação, Governança de TI, arquiteto de soluções, prática PKI e gerente de processos. É especialista em soluções cognitivas, PKI e gerenciamento, segurança, criptografia, smartcards, HSM, gerenciamento de projetos, arquitetura e modelagem de sistemas de informação.
 
Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (USP), Leandro Fernandes, possui MBA em Marketing Estratégico pela Unimonte, graduado em Comércio Exterior pelo Framinham State College (Massachussets, USA) e Gestão Comercial pela Unimonte. Com mais de 7 anos de experiência atuando na área de tecnologia da informação, Fernandes participou de projetos de sistemas de assinatura digital de contratos de câmbio, projetos de segurança da identidade e segurança de dados, atendendo as maiores instituições financeiras do país. Já para o mercado da saúde, integrou projetos de consultorias e integrações em certificação digital em Sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), contribuindo com a informatização de mais 120 instituições de Saúde atuantes no mercado. Atualmente, compõe quadro societário e atua como diretor de desenvolvimento de negócios na ICP SIGNER.