Pesquisas buscarão retratar perfil do profissional de Administração no Brasil e no RS
28/08/2019

Pesquisas buscarão retratar perfil do profissional de Administração no Brasil e no RS
O Conselho Federal de Administração (CFA) deve lançar nos próximos meses a 7ª edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho dos Profissionais de Administração. O estudo, elaborado pelo CFA em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), está em desenvolvimento.
 
O anúncio foi feito pela Conselheira Federal do CFA, Adm. Cláudia Stadtlober, Diretora da Câmara de Formação Profissional da autarquia, nesta terça-feira (27/08), no Centro Cultural da UFRGS, durante o painel "Administração e as Entidades de Classe", dentro das comemorações das seis décadas de trabalho do Centro de Estudos e Pesquisa em Administração (CEPA) da Universidade Federal do RS (UFRGS).
 
A pesquisa contará com etapas quantitativa, realizado via internet, e qualitativa, sendo que esta última ocorrerá nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal.
 
“A pesquisa é uma importante fonte de informações sobre as expectativas e oportunidades de atuação nos campos da Administração. Assim temos um diagnóstico fundamental do nosso público”, destacou Cláudia Stadtlober.
 
CRA-RS também fará pesquisa 
 
Participando também do painel, a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, adiantou que a autarquia também prepara uma pesquisa em âmbito regional que será capitaneada pelo CRA-RS, junto com o CEPA. O objetivo é entender o profissional de Administração dos dias de hoje, o que ele pensa e como está no mercado de trabalho gaúcho. O estudo que será realizado também tem o intuito de promover o envolvimento de outros atores da área de administração como professores e empresários.
 
“Os profissionais de Administração serão convidados a responder duas pesquisas. Estamos estudando de que forma os participantes irão receber esses questionários que terão enfoques diferentes. Os profissionais devem ficar atentos para quando receberem as pesquisas responderem o mais breve possível. O objetivo da pesquisa é possibilitar ações mais assertivas decorrentes delas, tendo em vista a finalidade da autarquia.” destacou a Presidente do CRA-RS.
 
Durante o painel promovido pelo CEPA, a presidente do CRA-RS salientou a relevância da ocasião que, junto com os professores presentes, possibilitou debater a importância da pesquisa como forma de entender melhor o profissional e o posicionamento dos cursos de Administração nos dias atuais.