Processos e Ferramentas de Inovação foram debate central do XII Seminário de Administração da Área da Saúde

Processos e Ferramentas de Inovação foram debate central do XII Seminário de Administração da Área da Saúde

Buscando qualificar os profissionais de administração que atuam na área da saúde, a Câmara de Administração de Saúde (CESaúde) do CRA-RS promoveu o XII Seminário de Administração da Área da Saúde (SAS). O evento aconteceu de forma híbrida com transmissão ao vivo pelo YouTube do CRA-RS no dia 07 de dezembro, quarta-feira, às 9h, no Tecnopuc, em Porto Alegre. Com o tema central "A inovação nas organizações de saúde: como a tecnologia, a controladoria e a gestão da qualidade podem promover melhores resultados", o encontro debateu os desafios na hora de implementar novos processos e ferramentas dentro das instituições, assim como a necessidade de um modelo de negócio voltado para a experiência do paciente e embasado por dados. 

A Coordenadora da CESaúde, Adm. Márcia Brasil, abriu o evento agradecendo a parceria das empresas HealthPlus e Grow+, que administram o espaço cedido para o evento. "A Grow+ Ventures é uma aceleradora e investidora em startups e vemos a parceria com o CRA-RS com muito bons olhos. Consideramos essencial aproximar cada vez mais a administração tradicional deste mundo mais dinâmico das startups, trocando muito conhecimento entre os envolvidos." disse Eduardo M. Tarouco, líder de Venture Capital e CVC na Grow+ e fundador da startup SUVIC.

Márcia também agradeceu a parceria dos conselhos regionais de Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará e São Paulo que também apoiaram o evento. "Como organização sempre buscamos trabalhar assuntos que sejam relevantes, principalmente relacionados às mudanças de processos e gestão do RH, e questões ligadas à tecnologia e inovação. Com relação ao profissional de administração, devemos continuar debatendo sobre a importância do administrador, que lida com a complexidade da normativa no setor público e com a concorrência no setor privado", compartilhou ela com o público. 

O Adm. Guilherme Soares, representando o Tecnopuc, assim como o Adm. Rogério de Moraes Bohn, Conselheiro Federal do CRA-RS, participaram da abertura. A Presidente da autarquia, Adm. Claudia Abreu, finalizou a cerimônia de abertura. "É um orgulho muito grande ver a continuidade de projetos como este dentro do nosso conselho, que reitera a importância de falarmos sobre inovação neste novo momento pelo qual as instituições de saúde estão se adaptando", conta ela. 

O primeiro painel do dia teve como pauta a tecnologia e inovação, e contou com a participação do Dr. Luciano Zuffo – sócio fundador do Grupo São Pietro, a Farm. Priscila Moroto – Relações Estratégicas da Saúde da Farmacêutica Pfizer, a Adm. Daniela Medeiros – Superintendente de Provimento de Saúde Unimed RS, e com a mediação do Adm. Guilherme Soares de Barros, membro da CESaúde. O debate foi multidisciplinar em função dos painelistas terem atuação em áreas e instituições variadas, e girou em torno da sustentabilidade do modelo atual de serviços na área da saúde e da necessidade de possuir uma visão holística dos diversos dados disponíveis dentro das organizações. Após uma breve pausa para o almoço, a tarde de evento se iniciou com o painel sobre controladoria estratégica, com a participação de Cristina Reis – VP de Relações Institucionais e Mercado na Prime Leads, Dr. Rogério Pires – Sócio Fundador do Grupo LANCCA, Cont. José Luís Abreu – Consultor Especialista em Controladoria e Processo Financeiro Contábil e mediação do Adm. Victor Magalhães, membro da CESaúde. Os painelistas compartilharam indicadores de saúde nacionais e regionais e conversaram sobre as adversidades orçamentárias e estratégicas que tocam as organizações de saúde.  

Encerrando o dia de evento, o painel sobre gestão de qualidade e acreditação possuiu participação a distância da Adm. Natacha Pouget – Representante da ONA, e presencialmente da Adm. Michele Savaris – Analista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Adm. Elita Herrmann – Diretora Executiva Hospital de Sapiranga, com mediação da Adm. Andrea Prestes, membro da CESaúde. O principal tema do último painel foi a importância de um projeto de acreditação dentro das instituições hospitalares, principalmente, e os principais desafios que surgem com o processo. 
Após uma rodada de perguntas para os painelistas, os presentes participaram de um coffee break visando networking e continuidade dos debates.