A saúde mental e os desafios do gestor educacional: confira o debate do CRA-RS Recebe
01/06/2021

A saúde mental e os desafios do gestor educacional: confira o debate do CRA-RS Recebe

No último sábado, 29, o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), através da sua Câmara  Especial de Ensino, promoveu mais uma edição on-line do CRA-RS Recebe. Reunindo diversos profissionais da Administração, professores, gestores e estudantes, o evento debateu sobre os desafios da gestão humana e a saúde mental do Administrador no ambiente acadêmico.

Com mediação dos Administradores Ione Sardão da Silva e Paulo Rogério Matzembacher, representantes da Câmara Especial de Ensino do CRA-RS, o primeiro painelista, Adm. Nilson Varella Rübenich, traçou um panorama das transformações no ensino superior ao longo dos anos, ressaltando a redução de investimentos e subsídios na área e as implicações do aumento exponencial da Educação a distância (EAD). 

Em 2019, 43,8% dos ingressantes em cursos superiores optaram por essa modalidade, o que, segundo ele, representa uma queda no orçamento das instituições em função dos baixos valores de mensalidade para aulas que, em contrapartida, precisam de altos investimentos tecnológicos.

“Além dessa administração de orçamento e do redirecionamento de investimentos, os desafios do gestor educacional também passam pela compreensão do contexto competitivo em que estamos inseridos, pela cobrança por resultados acadêmicos e mercadológicos e pela necessidade de modernização do ensino”, destaca Nilson. 

Na sequência, o psicólogo Adriano José Teiga afirmou que todas essas questões têm um impacto direto no bem-estar e na saúde mental do Administrador, principalmente neste período de pandemia. “O maior problema é que estamos perdendo muita qualidade de vida, estamos mais estressados, menos motivados, criativos e com menos energia, e isso já está chegando, muitas vezes, na fronteira da doença”, alerta. 

Como sugestão, Adriano deixou um recado: “os maiores cuidam dos menores”. Conforme acredita, é essencial que as instituições cuidem de seus gestores, os gestores da sua equipe e assim por diante, para que todos possam dar as mãos enquanto colegas. “Em momentos difíceis, o mais importante é escutar, conversar, ter uma aproximação e troca de ideias e experiências, mesmo que virtualmente”, aconselha. Após a apresentação, houve um espaço para debate e esclarecimento de dúvidas dos participantes. 

Acompanhe todas as atividades organizadas pelas Câmaras Especiais do CRA-RS em:

Clique Aqui