Secretário-Adjunto da Fazenda de Porto Alegre participa de reunião estratégica com Presidente e Vice-Presidentes do CRA-RS
02/02/2023

Secretário-Adjunto da Fazenda de Porto Alegre participa de reunião estratégica com Presidente e Vice-Presidentes do CRA-RS

A diretoria do CRA-RS recebeu o Adm. Jonas Machado, Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda, para uma reunião sobre futuras cooperações entre a autarquia e a gestão municipal. Na ocasião, o Presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, o Vice-Presidente Financeiro, Adm. Marcos Pretto, e o Vice-Presidente de Fiscalização e Registros, Adm. Carlos Strey, conversaram com o secretário-adjunto sobre as ações que a Secretaria Municipal da Fazenda vem realizando na gestão atual.

O Adm. Jonas Machado iniciou sua trajetória como servidor público estadual, tendo vasta experiência na área de Administração e Gestão Pública. "Tenho orgulho de ter escolhido a administração e de ser concursado como administrador. Sou um profissional do quadro técnico da gestão e acredito que cheguei na posição que tenho hoje em função desta capacidade especializada.", falou.

As inúmeras iniciativas da Secretaria Municipal da Fazenda, com a liderança de Rodrigo Fantinel, atual secretário, foram focadas na otimização dos recursos, como visto pelo balanço positivo em 2022. Em 2023 o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi disponibilizado exclusivamente de forma digital, indo ao encontro com a política de papel zero implementada na secretaria. Outras iniciativas de redução de custos foram a entrega de imóveis locados, a adoção do trabalho remoto, e a não emissão das guias físicas de IPTU, gerando uma redução de mais de R$ 5 milhões em despesas com impressão e despesas postais. "Queremos incentivar os cidadãos porto alegrenses a participarem ativamente da construção do seu perfil contribuinte. Por isso, todas as pessoas físicas que pagarem o IPTU 2023 até o dia 08 de fevereiro tem 5% de desconto, e aqueles que estiverem com imóvel sem débito inscrito em dívida ativa ganham mais 3%. O desconto pode chegar a 11% para quem solicitar a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSE) e identificar seu CPF no documento", conta o secretário-adjunto. 

"O CRA-RS também adotou políticas de digitalização desde o início de 2017, incentivando a política do papel zero para seus processos internos a partir de 2023. Estamos gratos por termos um profissional como o administrador Jonas Machado como nosso aliado para trilharmos novos caminhos em políticas de gestão para o nosso município, principalmente na educação e na saúde, dois pilares da sociedade", conta o Presidente, Adm. Flávio Abreu.