XVI CIDEAD em Pelotas destaca a importância do compartilhamento em ambientes de inovação
03/09/2018

XVI CIDEAD em Pelotas destaca a importância do compartilhamento em ambientes de inovação

O mês do Administrador, setembro (09/09 é Dia do Administrador), inicia com ampla programação de palestras do XVI CIDEAD – Ciclo de Debates de Administração do RS, promovido pelo CRA-RS – Conselho Regional de Administração do RS. Nesta segunda-feira (3), Pelotas recebeu o evento e lotou o Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel para o bate-papo sobre “Administração no Ecossistema de Inovação”, tema central da edição. O encontro foi conduzido pelo Adm. Gustavo Piardi, que já foi gestor de projetos de internacionalização com imersão de empresas brasileiras no exterior (Vale do Silício e Portugal).

O palestrante falou sobre os conceitos de ecossistema e de inovação para apresentar ao público a chamada hélice quádrupla. “É a união de empresas, academia, governo e sociedade. São os seres vivos integrados em um ambiente, que precisam estar nivelados para que seja possível desenvolver um ecossistema ideal”, destacou. Na sequência, falou sobre cases de sucesso em inovação, a exemplo do Vale do Silício e Israel. “Algumas empresas já têm uma caminhada longa no caminho do sucesso”, enfatizou, trazendo o exemplo do Netflix, que surgiu em 1997 como um serviço de entrega de DVD pelo correio, e percebeu a necessidade de inovar a partir da evolução da tecnologia, investindo, porém, em conteúdo próprio, com séries originais. A cultura do compartilhamento no Vale do Silício foi outro ponto enfatizado pelo Administrador. “Lá é mais importante fazer o bolo crescer para a fatia de cada um aumentar. Isso é mentalidade, é reflexo de um ambiente bem consolidado”, ressaltou.

E o cenário brasileiro? O Adm.  Piardi exemplificou alguns ambientes nacionais de inovação que vêm se fortalecendo, inclusive no Rio Grande do Sul, citando alguns pontos que precisam de atenção. “O brasileiro é muito bom no mindset, é o lado bom do jeitinho brasileiro, mas não lança tendências. A gente não mede e precisamos melhorar nossa capacidade de investimento”, enfatizou, abordando a importância do Administrador nesse contexto. “Administrar é arte, profissão ou ciência?”, provocou o público. Segundo o palestrante, na Administração é preciso trabalhar com gente, ter habilidade de conectar e transitar em várias áreas, além de ter visão do todo e flexibilidade. “O essencial nesses ambientes de inovação é o compartilhamento. A tua ideia não tem que ser a melhor, mas a mais rápida”, ponderou.

Outras cidades do Estado recebem o Ciclo também no mês de setembro, são elas: Bagé (04/09), Santa Cruz do Sul (05/09), Caxias do Sul (26/09), Bento Gonçalves (27/09) e Canela (28/09). O CIDEAD RS (Ciclo de Debates de Administração do RS) é um projeto desenvolvido pelo CRA-RS, que desde o ano de 2003 leva ao interior do estado conferencistas renomados para tratar de assuntos atuais e de interesse da classe dos profissionais de Administração.