XVI Fórum Internacional de Administração reúne centenas de participantes, em Palmas
11/10/2019

XVI Fórum Internacional de Administração reúne centenas de participantes, em Palmas
A XVI edição Fórum Internacional de Administração, ocorrida no início de outubro, em Palmas (TO), marcou os 30 anos do evento. Promovido pelos Conselhos Regionais de Administração do Tocantins e do Distrito Federal (CRA-TO / CRA-DF) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), o tema central do evento foi “Liderança Empreendedora" e reuniu centenas de profissionais de Administração, gestores públicos e privados, estudantes e professores, empresários e empreendedores.
 
Na abertura do evento palestrou o Vice-presidente da República, bacharel Hamilton Mourão, que fez uma abordagem contextual sobre a China, os EUA, países da América Latina e da posição do Brasil nesse contexto. Na sequência, destacou o papel da Administração como solução para os desafios enfrentados pelo País que, em sua visão, sofreu com o atraso resultante de gestão equivocada dos últimos governos.
 
Com a mediação da presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, o professor universitário, da Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, Dr. Miguel Trigo, encerrou a segunda noite de palestras do FIA. Em sua explanação, afirmou que é preciso focar nas direções corretas, pois o mundo está diferente e a maior parte dos empreendedores não sabe ao certo como entender o contexto atual. Para o professor, há novos competidores para todos os portes de negócio (grande, médio, pequeno ou micro), nas mais diferentes regiões do planeta. Por esse motivo, destacou, o empreendedor não sabe onde estão todos os seus concorrentes. Cada vez mais, segundo ele, os concorrentes lutam para fornecer aos consumidores produtos com custos mais baixos e de forma rápida.
 
No encerramento do evento, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm.  Mauro Kreuz, palestrou sobre “O papel do profissional de Administração frente aos desafios da gestão do empreendedorismo”. Segundo Kreuz, empreendedorismo está diretamente ligado à Administração e não é para amadores. Kreuz, que também é professor, pesquisador e empresário, chamou atenção para os Administradores que queiram empreender e sugeriu que cerquem-se dos melhores profissionais para obter sucesso em seus projetos.
 
Palestras e debates
 
O XVI FIA contou ainda com as palestras da senadora Kátia Abreu, da Co-fundadora do Grupo Sabin, Sandra Costa, Superintendente Sebrae-TO, Moisés Pinto Gomes, da ex-presidente da Federação Iberoamericana de Jovens Empresários (Fije), Carolina Valente, e do Diretor Geral da Campus Party Brasil, Antônio de Araújo Novaes Junior.
 
Ainda durante o XVI FIA, ocorreu o II Fórum Nacional das Profissionais da Administração . Estiveram presentes, além da presidente do CRA-RS e da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, cerca de 20 Conselheiras de pertencentes aos CRA's do Brasil que deram continuidade ao debate sobre ações para as mulheres Administradoras em 2020. Ao final, entregaram ao Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, a Carta de Palmas, com diretrizes relacionadas às profissionais da Administração, que poderão ser aplicadas no Sistema CFA/CRA 's.
 
O Fórum Internacional de Administração é um dos eventos oficiais do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). A primeira edição foi realizada em 1989, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Posteriormente, o evento percorreu diversas capitais e cidades brasileiras. Além do Brasil, o evento já aconteceu em Miami (EUA), Madri (Espanha), Montreal (Canadá), Coimbra (Portugal), Genebra (Suíça) e Torino (Itália).