CRA-RS realiza XI SAS - Seminário de Administração na Saúde
12/11/2021

CRA-RS realiza XI SAS - Seminário de Administração na Saúde

Na quinta-feira, 11 de novembro, o CRA-RS realizou o XI SAS - Seminário de Administração na Saúde. O evento on-line teve como tema O sistema de saúde nos dias de hoje: desafios e possibilidades - Inovação e tecnologia aplicada. Nos dias 18 e 25 de novembro, acontecem as próximas edições do XI SAS. Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.crars.org.br/eventos.

A coordenadora da Câmara de Saúde Adm. Márcia Brasil fez as considerações de abertura e passou a palavra à presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu. A presidente lembrou que o SAS já está na 11º edição e parabenizou a todos pelo envolvimento e participação. “A Câmara da Saúde é uma das 10 que temos. Administração é isto, está sempre em movimento e fazendo interligações entre as áreas. Parabéns a todos e bom evento”, disse. Na sequência, a Conselheira Federal do CRA-RS, ex-presidente do CRA-RS, professora universitária Adm. Cláudia de Salles Stadtlober realizou as apresentações dos palestrantes e conduziu a medicação do evento.

O vice-presidente da MV Alceu Alves iniciou enfatizando a importância de focar nas luzes da inovação e tecnologia na plataforma de sustentabilidade na área da saúde, como: inteligência artificial, robótica, impressora 3D, medicina de precisão, realidade aumentada/virtual. Segundo ele, maioria das pessoas não consegue usar todos os recursos que a tecnologia oferece. “É preciso que as instituições de saúde, no seu limite, façam os investimentos necessários em tecnologia e apoiem os processos. Essa é a nova cultura”.

A coordenadora de inovação no hospital São Lucas da PUCRS e responsável pelo Biohub da Saúde no Parque Tecnológico de Inovação Tecnopuc Diana da Rocha destacou a pluralidade das ideias para o despertar criativo. “É preciso tirar a criatividade e os processos de inovação do pedestal”. Ela ainda exemplificou que o Biohub é muito mais que um hub de inovação, traz possibilidades de conexões do Instituto do Cérebro, hospital São Lucas, cursos da área da saúde, Tecnopuc (ecossistema de inovação). “Precisamos de outros olhares para criar soluções inovadores para a área da saúde”, completou.

O coordenador do Núcleo Inovação Lifemed Adm. Leonardo Reichow comentou sobre as previsões para o setor em 2022. Conforme sua previsão, gastos com oncologia devem crescer de 9% a 12%. “Futuro está aí. Hospitais inovadores tecnológicos, transcrição e prescrição médica automatizada, big techs são realidades que fazem parte dos cuidados com saúde, ainda fortalecendo ações em cibersegurança”.

O conteúdo completo pode ser acesso no link abaixo.

Clique Aqui