I WORKSHOP NACIONAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM TRABALHISTA ON LINE
18/02/2019

I WORKSHOP NACIONAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM TRABALHISTA ON LINE

Câmara de Mediação e Arbitragem


No dia 18/fev/19 no horário das 9 às 11h foi realizado I WORKSHOP NACIONAL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM TRABALHISTA ON LINE, promovido pelo Comitê de Arbitragem e Mediação Trabalhista do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem CONIMA, com a participação dos conselheiros da CMA-CRA-RS, em sua sede. Este foi o primeiro de cinco eventos, um por Região, a serem realizados de 18 a 25 de fevereiro.


Os conselheiros Adão Flávio Indrusiak da Rosa, Cesar Sarmento, Gilberto Zereu, Gisele Weisheimer, Hermes Luis Machado e o convidado Antonio Carlos De Araujo Vianna Antunes participaram deste primeiro evento na Região Sul, representando a CMA-CRA-RS, divulgando suas atuações na área trabalhista, que até o presente são tímidas. Porém com a promulgação legal da nova CLT  (Redação da Lei nº 13.467, de 2017), pela Lei 9.307/96 (Arbitragem) e sua consolidação Lei 13129/2015 e, também pela Lei 13140/2015 (Lei da Mediação) vislumbra-se que os conflitos das relações de trabalho poderão ser dirimidos com maior fluidez e celeridade através da Mediação e Arbitragem. Participaram do evento cerca de oitenta e quatro associados do CONIMA, representando Câmaras de Mediação e Arbitragem dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que fizeram relatos sobre sua atuação na área.

Foram abordados aspectos quanto aos procedimentos dos institutos e da identificação dos financiadores dos mesmos. A CMA-CRA-RS entende que a Mediação e a Arbitragem Trabalhista representam uma enorme oportunidade aos administradores, mas que também há um grande desafio no sentido de aprofundar seus conhecimentos na gestão de recursos humanos, nas relações e implicações frente aos novos diplomas legais promulgados recentemente, bem como no apoio aos árbitros e mediadores nos aspectos de cálculos de remunerações e de indenizações trabalhistas.