A força interior da mulher, por Admª. Mônica Spinelli Couto e Admª. Nicéia Wünch
08/03/2024

A força interior da mulher, por Admª. Mônica Spinelli Couto e Admª. Nicéia Wünch

O que toda mulher precisa saber para acalmar a inquietação em seu coração quando se sente pequena diante dos desafios da vida?

Que somos fortes e temos amor em nós, você já sabe. Que temos potencial e estamos transformando o mundo de muitas formas, também. Mas, deve-se lembrar que não precisamos mudar o nosso jeito de ser para caber em lugar nenhum. Precisamos reconhecer e manter nossa essência para seguir transformando os espaços ao nosso redor com mais igualdade, paridade e respeito pelo um e pelo todo.

Assim, pensar no dia 8 de março, Dia da Mulher, é importante como reflexão sobre quão grandes já foram nossas conquistas e quanto ainda precisamos seguir acreditando e fazendo um mundo justo.

Sabemos que ainda vivemos a desigualdade dentro dos lares, de trabalho e a realidade da violência doméstica. Entretanto, estes dados não são para nos assustar, mas para seguirmos sendo provocativas e propositivas, para que possamos despertar todo o nosso potencial, acreditando mais em nossa força e sabedoria. Seguir nos melhorando, acreditando nas pessoas, acreditando no nosso potencial para sair de espaços que já nos são pequenos e oprimem nossa verdade.

Antes de escrevermos este texto, lembramos de muitas mulheres que são inspiração para nós. E, para algumas delas, reservamos um tempo para enviar a pergunta que você leu no início deste artigo. As mensagens recebidas versavam sobre a importância de acreditar no seu potencial, que toda mulher tem poder dentro dela, só precisa acreditar, começar a viver e manifestar esse poder. Independentemente das condições atuais, e aqui não falamos apenas de bens materiais, mas emocionais e físicas, você pode e deve procurar as oportunidades de crescimento, pois nosso mundo é infinito.

Perceba: as mulheres - donas de histórias inspiradoras - não falam sobre esperar as condições perfeitas para agir, sobre esperar que alguém envie ajuda, que alguém resolva seus problemas. Então aqui deixamos a nossa mensagem: comece se tornando inquieta para qualquer desconforto que você sinta. Os desafios são constantes e o que dá o tom da vida é nossa capacidade de nos responsabilizar por buscar dias melhores. Lidere sua vida, mulher!

Mônica Spinelli Couto, coordenadora da Câmara da Mulher CRA-RS, e Nicéia Wünch, coordenadora adjunta da Câmara da Mulher CRA-RS.