Adm. Lucas Silveira conduz palestra sobre “Inovação e a arte de reinventar o amanhã" no XVIII EPROCAD
03/11/2025

Adm. Lucas Silveira conduz palestra sobre “Inovação e a arte de reinventar o amanhã

No último sábado, 1º de novembro, a sede do CRA-RS foi palco do XVIII Encontro dos Professores e Coordenadores de Cursos da Área de Administração no Rio Grande do Sul 2025 (EPROCAD), realizado das 8h às 13h pela Câmara de Ensino, com apoio da Câmara de Gestão em Tecnologia e Inovação (CETInova). O auditório do 4º andar lotou para a palestra do secretário da CETInova, Adm. Lucas Silveira, que falou sobre o tema do EPROCAD: Inovação e a arte de reinventar o amanhã.

As administradoras Valesca Reichelt e Ghabryela Alessandra Schievelbein mediaram o evento, e a coordenadora da Câmara de Ensino, Admª. Ione Sardão da Silva, apresentou. Antes do começo da palestra, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, fez o uso da palavra para, oficialmente, abrir o encontro, onde destacou o incentivo, por parte da autarquia, à aprendizagem e à capacitação profissional contínuas. Como exemplo disso, mencionou as recentes bolsas de pós-graduação ofertadas aos profissionais de Administração registrados e adimplentes no Conselho.

IA = hoje e amanhã

Palestrante do XXIII Ciclo de Debates de Administração — cujo tema foi "IA nos Negócios — e 2º lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos 2024, o Adm. Lucas Silveira trouxe, em suas falas, bastante dessas duas experiências vivenciadas junto ao CRA-RS. Ele abordou dados relacionados ao uso da inteligência artificial no ensino e o impacto gerado pela mesma no mercado de trabalho, dando a certeza de que a IA possui papel fundamental naquilo que foi o tema do EPROCAD: inovação.

Atualmente, 72% das empresas globais já usam IA (IBM Global AI Adoption Index 2023), e 85 milhões de funções mudarão até 2050 (World Economic Forum - The Future of Job Report). E quando o assunto é o modelo tradicional de ensino, segundo Lucas, ele está sob pressão constante. Ratificando isso, uma pesquisa da Lumina Foundation/Gallup apontou que apenas 11% dos líderes acreditam que os formados tenham as competências que o mercado exige.

“O amanhã tem nome e sobrenome: IA”, salientou Lucas.

Outro elemento citado pelo palestrante como crucial às organizações de hoje foi a ambidestria, que significa o aperfeiçoamento de práticas no presente (exploitation) e o esboço de ideias para o futuro (exploration) – temática presente em seu artigo premiado no Astor Roca do ano passado.

No final, houve uma dinâmica prática com o público presente para colocar em prática o que foi visto durante a apresentação sobre OKR's (objetivos e resultados-chave, na tradução para o português), metodologia usada por corporações conhecidas por inovarem, como Inteel e Google.

Ainda no sábado, houve a entrega das premiações Astor Roca de Barcellos e Docência no Ensino Superior de Administração Adm. Volnei Alves Corrêa, ambas apresentadas pela Admª. Nadir Becker, da Câmara de Ensino. Saiba mais acessando o link abaixo:

Clique Aqui

Coube ao vice-presidente Administrativo do CRA-RS, Adm. Júlio Abrantes, fazer o encerramento oficial do dia. Confira a galeria de fotos do XVIII EPROCAD:

Clique Aqui