Câmara da Saúde do CRA-RS participa de reunião sobre vacinação dos profissionais da saúde
08/03/2021

Câmara da Saúde do CRA-RS participa de reunião sobre vacinação dos profissionais da saúde

A Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), comandada pela Coordenadora da Câmara Especial da Saúde do CRA-RS, Adm. Márcia Brasil, reuniu-se na última quarta-feira, 3, com o diretor da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, Fernando Ritter. No encontro, que contou com a participação do membro da Câmara do CRA-RS, Adm. Alexandre Andara, foi discutido o plano de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da área da saúde.

Os Conselhos defenderam a vacinação integral e imediata para esses profissionais, mas, diante do cenário de escassez dos imunizantes, foi debatida a necessidade da construção de critérios de escalonamento. O intuito é viabilizar a vacinação de maneira mais justa e eficiente, contemplando da melhor forma possível os trabalhadores da saúde que estão no exercício de suas atividades.

Em nota, os Conselhos ainda ressaltaram que seguem à disposição dos gestores para colaborar no acesso aos profissionais da saúde ativos e registrados em cada entidade, com o objetivo de facilitar a organização e o acesso à programação do processo de vacinação, além de auxiliar na garantia de procedimentos seguros na disponibilização das doses das vacinas. 

Também participaram da reunião o secretário executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS/RS), Diego Espíndola, e o coordenador do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE/RS), Marcelo Jostmeier Vallandro. Após o encaminhamento das propostas discutidas, o documento será objeto de análise pela SMS e pelo COSEMS para a possível expedição de uma resolução com diretrizes específicas para essa etapa da vacinação.