Câmaras do CRA-RS apresentam ações para 2012
04/04/2012

Câmaras do CRA-RS apresentam ações para 2012

 

Visando integrar as ações e aproximar os Administradores de suas cinco Câmaras, o CRA-RS realizou, na segunda-feira (02/04), encontro com o objetivo de aumentar a sintonia e fortificar as atividades das Câmaras. Na ocasião, cada grupo apresentou as atividades que serão promovidas em 2012. O evento contou com a participação da Adm. Cláudia de Salles Stadtlober, presidente do CRA-RS.

Na abertura, Cláudia salientou que o crescimento do Conselho está diretamente ligado ao trabalho das Câmaras. “O objetivo do trabalho do CRA-RS através das Câmaras é apoiar cada vez mais o Administradores”, afirma. Ao final do evento, foi proposto que seja criado um grupo de trabalho formado pelos presidentes e vices de cada Câmara para iniciar uma ação em conjunto, de modo a efetivar as ações propostas na reunião.

 

Confira abaixo alguns dos pontos apresentados durante a reunião:

 

- Câmara Jovens Administradores: o grupo formado por Administradores recém formados está buscando parcerias com as universidades, segundo seu presidente, o Adm. Fernando Fagundes Milagre. “O nosso foco é aproximar o futuro Administrador do CRA”, declara. Segundo o Administrador, o foco do encontro foi aumentar a sintonia entre as Câmaras. “A ideia era ver como as demais Câmaras podem aproveitar as minhas atividades ou como eu posso conseguir a ajuda dos demais no que estou fazendo”, comenta.

 

- Câmara de Mediação e Arbitragem: o vice-presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem, Adm. Hermes Luis Machado, apresentou as ações previstas para a CMA para este ano. “Vamos seguir com as visitas a instituições de mercado (associações, etc) para oferecer o trabalho da Câmara”, declara Machado. Ainda, conforme ele, o grupo tem acompanhado os projetos relacionados à mediação e arbitragem que tramitam no Senado Federal e na Câmara dos Deputados desde 2005. “Para 2012, estamos prevendo uma edição do curso de mediação e arbitragem que provavelmente seja realizado em maio”, conclui.

 

- Câmara para Assuntos da Saúde: dará destaque na sua agenda para as atividades do movimento em prol da Emenda Constitucional 29. “Pretendemos ampliar a nossa programação com a realização de oficinas práticas para Administradores que tenham interesse em trabalhar na área da saúde, além de dar continuidade ao projeto do Seminário da Administração na Saúde (SAS), afirma a Adm. Cláudia Abreu, presidente da Câmara para Assuntos da Saúde.

 

- Câmara para Assuntos de Ensino: Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos, Ciclo de Debates de Administração (Cidead) e Programa de Educação Continuada (PEC) são as atividades previstas para a Câmara para Assuntos de Ensino. Para a Adm. Vera Lúcia Broki Brasil, vice-presidente da CEN, o objetivo da Câmara é buscar a qualidade no ensino e para isso foi ampliada para duas edições o Encontro de Professores e Coordenadores de Administração (Eprocad). No primeiro semestre, o evento acontece em Canoas e, no segundo, em Rio Grande. Durante a reunião, foi apresentada mais uma ação da CEN, o PROexIES (Programa de Extensão das Instituições de Ensino). A iniciativa visa apoiar atividades de extensão das IES no Rio Grande do Sul. Em 2012, o foco será no empreendedorismo.

 

- Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade: completou um ano de fundação em fevereiro e planeja dar continuidade este ano para o Sistema de Gestão Ambiental e à produção do Balanço Social 2012 do CRA-RS. Segundo o presidente da CRSS, Adm. Daniel Fogazzi Passuello, uma grande conquista foi a entrada do grupo, no ano passado, como representantes do Conselho na Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos e no Observatório Social do RS. “Ampliamos a nossa atuação dentro do Conselho com implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em conjunto com o Comitê de Sustentabilidade (composto por funcionários), que está resultando em campanha para o descarte de pilhas, para a implantação das lixeiras para a separação de resíduos e na distribuição das canecas de vidro em substituição aos copos plásticos”, comenta Passuello.