Cerca de 3 mil pessoas participam das atividades do Mundial de Administração e Enbra
07/11/2012

Cerca de 3 mil pessoas participam das atividades do Mundial de Administração e Enbra

Os Conselhos Regionais de Administração do Rio Grande do Sul e do Rio Janeiro, aliados aos CFA, realizaram, entre os dias 5 e 7 de novembro, o VIII Congresso Mundial de Administração e XXII Enbra. Sucesso de público, os eventos reuniram cerca de 2,4 mil participantes em torno do tema Pacto Global.

No primeiro dia, a grande atração foi Domenico De Masi, sociólogo italiano, que conquistou o público com as suas reflexões a respeito das relações de trabalho e as suas projeções sobre o ano de 2020, elaboradas a partir de grupos de trabalho que se encontram em diversas partes do mundo a cada ano. A Adm. Cláudia de Salles Stadtlober, presidente do CRA-RS, participou da abertura oficial do evento, juntamente, com o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CRA-RJ, e o Adm. Sebastião Mello, presidente do CFA. Segundo o Adm. Rogério de Moraes Bohn, vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS e membro do Comitê Gestor dos eventos, as discussões sobre direitos humanos, um dos pontos fundamentais do pacto global, foi o coração das discussões do congresso.

O painel sobre educação coordenado pelo Prof. Sérgio Bortolani, deu início a conversas sobre a construção da educação baseada nos princípios e nas formas desenvolvidas desde os primeiros momentos, as primeiras experiências das crianças no ambiente de educação. Segundo Bortolani, “o que vem depois, acaba sendo consequência”. Já o painel sobre Meio Ambiente apresentou dois temas: a energia e os desperdícios que ocorrem no mundo e em especial no Brasil.

O segundo dia destacou pontos, como a discussão sobre a igualdade de gênero e a valorização das diferenças, seguido pelo painel A discriminação no emprego: como eliminá-la, com a participação da presidente de mesa Dra. Lais Abramo, diretora da OIT - Organização Internacional do Trabalho no Brasil, e de Francisco Gomes de Matos, que teve diversas participações também importantes ao longo das 22 edições do Enbra. Na parte manhã, ocorreu a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a OIT e o Sistema CFA/CRAs, que vai permitir a participação de Administradores brasileiros nas discussões desta organização.

À tarde, aconteceram dois paineis, o primeiro sobre o apoio a associação e negociação coletiva e o segundo sobre fome e miséria e as formas de erradicação, encerraram a programação técnica. Este último painel teve a coordenação da Profa. Ana Maria Rodrigues, da Universidade de Coimbra, Portugal. Após as discussões técnicas, foi apresentada a dramatização da peça Rei Lear, seguida de debate.

No terceiro e último dia dos eventos, a Adm. Cláudia Stadtlober presidiu o painel sobre Empregabilidade: a interação entre a educação e o mundo do trabalho. A atividade teve a participação de Antonio Graziosi, diretor de Formação no Centro Internacional de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho, de Paula Caleffi, diretora executiva de ensino da Estácio Participações e reitora da Universidade Estácio de Sá, e de Roberto Boclin, presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Segundo Cláudia, o interesse por este tema pode ser percebido, pois sua tese de doutorado abordou a questão. “Como fazer um vínculo entre o que está sendo ministrado em sala de aula e o mercado de trabalho. O mercado pede essa aproximação. E nós, Administradores, precisamos ter essa preocupação e alinhamento para entregar profissionais qualificados a esse mercado”, destaca.

No final da tarde, os Administradores Rogério Bohn e Valter Luiz de Lemos, conselheiro federal, participaram do lançamento do XIII FIA - Fórum Mundial de Administração que ocorrerá de 30 de outubro a 2 de novembro de 2013, em Gramado (RS).