
A primeira palestra de 2025 do XXIII Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD) aconteceu nessa terça-feira (10), no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Rolante, no Vale do Paranhana. Sob a condução do Administrador Lucas Silveira – secretário da Câmara de Gestão em Tecnologia e Inovação (CETInova) e segundo lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos de 2024 –, o auditório da IFRS lotou para acompanhar as discussões acerca de “IA nos Negócios”, a temática do CIDEAD deste ano.
Durante aproximadamente uma hora, Lucas detalhou a evolução da inteligência artificial ao longo do tempo, mostrando sua aplicabilidade nos dias de hoje e seus desafios éticos, especialmente no campo dos negócios, entre outros assuntos. Aos participantes do evento, o palestrante também deu o passo a passo para quem deseja começar a explorar a IA em seu negócio:
- Identificar tarefas repetitivas.
- Usar ferramentas prontas.
- Fazer um piloto.
- Conectar com metas do negócio.
Conforme o Administrador e secretário da CETInova, não adianta negar o uso da IA, tendo em vista que ela veio para ficar, mas ressaltou: “IA não é para substituir pessoas, mas para ampliar nossa inteligência. E quem começa agora, sai na frente”.
Apresentação e debate final
Antes da palestra de Lucas, a diretora de Administração da IFRS de Rolante, Cassandra Paz Azevedo, assim como o conselheiro federal, Adm. Sergio Rauber, a vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, Admª. Luciana Barbosa, e a conselheira Admª. Nadir Becker, fizeram as falas de abertura. E no final, houve o tradicional debate junto aos professores da instituição, onde se abriu espaço para perguntas dos alunos. Junto com Lucas, participaram desse momento os docentes Adm. Fernando Zepka, Adm. Daniel Urbim e Fernando de Gonçalves.
Confira mais fotos do evento em nossa galeria:
Clique Aqui