Conselhos como alicerce ao empreendedorismo
02/08/2017

Conselhos como alicerce ao empreendedorismo
“A palavra empreendedorismo hoje é algo que está muito na moda, mas não entendemos como isso ocorre na prática. O Fórum dos Conselhos deu um primeiro passo e abriu as portas para os profissionais participarem disso”. A declaração é do conselheiro do CRA-RS e ex-presidente do CONAJE, Adm. Fernando Milagre no III Simpósio – Os Conselhos como Suporte aos Profissionais Empreendedores, realizado pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões na sede do CRA-RS na última sexta-feira. O presidente do Sicredi, Adm. Ronaldo Sielichow também participou do evento falando sobre o tema. 
 
De acordo com o profissional Everton Borges, coordenador do GAF, a ideia surgiu do movimento de alguns Conselhos que estão focados na necessidade de implantarem ferramentas de empreendedorismo na gestão interna. Nesse sentido, o presidente da Câmara de Fiscalização e conselheiro do CRA-RS, Adm. Luiz Klippert, representando a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, destacou a iniciativa do Fórum em chamar para discutir o tema figuras representativas para compartilhar conhecimento, experiências e a visão sobre o empreendedorismo para que cada vez mais os Conselhos se engajem nesse papel. “Temos duas opções na crise: fechar os olhos e ficar na expectativa de que ela passe e as coisas comecem a mudar ou ser ativos, criar, mudar de atitude para que o país volte a crescer e consigamos ter um local mais sustentável”, disse, acrescentando que é preciso ser empreendedor nesse momento. 
 
O palestrante e conselheiro do CRA-RS, Adm. Fernando Milagre trouxe uma visão do mercado e da sociedade em relação aos conselhos profissionais. “A maioria das pessoas não concorda com a existência deles, acha que é burocracia, ainda falta empreendedorismo na base dos conselhos. Precisamos aproximá-los aos ecossistemas de empreendedorismo, incluir a formação empreendedora na origem e capacitá-los”, ressaltou, complementando que é preciso sair da inércia, apresentando a importância dos conselhos na defesa da sociedade. “As pessoas precisam se conectar e desenvolver esse contato, somente dessa forma que ideias giram.” 
 
Já para o presidente do Sicredi, Adm. Ronaldo Sielichow, as pessoas devem se unir e buscar sinergia. “Muitos dizem que momento de crise é oportunidade, mas não é bem assim, é preciso ter muito cuidado, não podemos nos acomodar. Além disso, precisamos nos conscientizar que não é necessário ter um negócio para empreender, é necessário agir e pensar de forma inovadora”, esclareceu. Para ele, falta de conhecimento não é problema, o problema é pensar que tu tem conhecimento de chega. “É preciso refletir e estar confuso para que assim se chegue a algum lugar e nunca esquecer que a gestão profissional faz toda a diferença”, exaltou o Adm. Sielichow.